PPGECO PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/eco

Banca de QUALIFICAÇÃO: VICTOR SANTOS FORTUNATO

DISCENTE : VICTOR SANTOS FORTUNATO
DATA : 12/08/2019
LOCAL: UFABC

O Federal Reserve na normalização da política monetária nos EUA (2017-2019)

O objetivo da dissertação é analisar a condução da chamada “normalização” da política monetária pelo Federal Reserve: fundamentos teóricos, percepções, instrumentos adotados, resultados pretendidos. A normalização teve início em 2015, com o primeiro aumento da federal funds rate em quase uma década. A recuperação da atividade econômica e do emprego levou o Fed a formalizar a normalização no último trimestre de 2017, com venda de ativos para reduzir seu balanço e elevações progressivas dos juros. A pesquisa destaca este período e seu caráter peculiar e bastante original. Trata-se de analisar as ideias e concepções que orientam o Fed neste processo, bem como os instrumentos utilizados e a comunicação. A metodologia destaca a análise dos documentos do Fed e da literatura a respeito de sua atuação, bem como dos instrumentos adotados. As decisões sobre política monetária do Fed são tomadas especialmente pelo Federal Open Market Committee (FOMC). Os primeiros documentos analisados foram os Monetary Policy Report. Neles estão reunidas informações sobre o estado da economia real e financeira, projeções econômicas e a descrição de mudanças na política monetária e na regulamentação promovidas pelo FOMC, além das avaliações da instituição. Foram também consultados documentos oficiais do Fed que não são de publicação periódica ou não estão diretamente ligados às decisões de política monetária do FOMC. Outros documentos relevantes foram as declarações para a imprensa, discursos e pesquisas de autoria de integrantes do corpo técnico do Fed e de seus diretores.

Presidente - Interno ao Programa - 675.808.748-49 - CARLOS EDUARDO FERREIRA DE CARVALHO - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1675686 - FABIO HENRIQUE BITTES TERRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO MACEDO CINTRA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - GIULIANO CONTENTO DE OLIVEIRA - UNICAMP