PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de DEFESA: CAMILA DE OLIVEIRA VIANI

DISCENTE : CAMILA DE OLIVEIRA VIANI
DATA : 16/03/2020
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Efeito da utilização de tenacificante no comportamento mecânico de adesivos base epóxi

Os adesivos a base de resina epóxi são muito utilizados em aplicações estruturais devido à sua capacidade de aderir em uma ampla variedade de materiais e também por possuírem propriedades como alto módulo de elasticidade, elevada resistência à tração, baixa fluência e excelente resistência química. Porém, devido à alta densidade de ligações cruzadas em sua estrutura molecular, e consequente fragilidade, o adesivo epóxi pode apresentar baixa resistência a iniciação e propagação de trincas, resultando em baixas propriedades de impacto e resistência ao peeling. Para superar essas limitações, aditivos tenacificantes têm sido incorporados em formulações de adesivos epóxi, com o objetivo de otimizar a resistência à fratura e a resistência ao peeling com mínima alteração nas demais propriedades mecânicas destes adesivos. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar comparativamente a influência de dois tipos de tenacificantes elastoméricos nas propriedades mecânicas de um adesivo epóxi. Como tenacificantes foram utilizados: um pré-polímero de resina epóxi com um teor de 40% em massa de um copolímero de butadieno acrilonitrila com terminação carboxila (CTBN) e partículas pré-formadas com estrutura em “core-shell” que possuem um núcleo de borracha polibutadieno e uma fina camada externa de PMMA. As propriedades mecânicas da junção adesiva foram caracterizadas pelos ensaios de resistência ao cisalhamento e resistência ao peeling. Os ensaios de tração uniaxial, resistência ao impacto e análise dinâmico-mecânica (DMA) foram utilizados como complemento do estudo do comportamento mecânico e termomecânico dos adesivos. Por último, foi realizada a análise de microscopia eletrônica de varredura (MEV) na caracterização morfológica e da fratura a fim de avaliar o comportamento dos elastômeros na matriz epóxi.

Presidente - Interno ao Programa - 1730526 - SUEL ERIC VIDOTTI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2390704 - MARA CRISTINA LOPES DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CLAUDIO GERALDO SCHON - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671298 - RENATO ALTOBELLI ANTUNES