PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de DEFESA: ISLANE SANTOS

DISCENTE : ISLANE SANTOS
DATA : 13/02/2020
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

USO DA CINZA DO BAGAçO DE CANA DE AçUCAR COMO FUNDENTE ALTERNATIVO NA FORMULAçãO DE MASSA CERâMICA PRA REVESTIMENTO (GRéS PORCELANATO)

No presente estudo foi analisada a potencialidade da utilização das cinzas de bagaço de cana-de-açúcar (CBCA) como fundente alternativo em substituição parcial ao feldspato na fabricação do grés porcelanato, sendo avaliadas as propriedades físicas e mecânicas desse novo material bem como a possibilidade da CBCA contribuir no incremento de resistência mecânica do revestimento. Para isso, tanto as matérias-primas componentes da massa triaxial típica para revestimento cerâmico (caulim e/ou argila, feldspato e quartzo) como o resíduo CBCA foram caracterizados quanto a sua composição química por meio da fluorescência de raios X, além de análise qualitativa das fases presentes realizada por meio de difração de raios X. Foram confeccionados corpos de prova contendo até 20% em percentagem mássica de CBCA, os quais foram posteriormente sinterizados nas temperaturas de 1150°C, 1200°C e 1250ºC. Foram analisadas as propriedades físicas de absorção de água (AA), retração linear de queima (RLq), massa específica aparente, porosidade e tensão de resistência a flexão (TRF). A evolução de fases e microestrutura sinterizada foram, por sua vez, avaliadas via difração de raios x e microscopia eletrônica de varredura. Na avaliação da resistência a flexão foi utilizada a Estatística de Weibull como ferramenta matemática, que possibilitou a obtenção do módulo de reprodutibilidade das peças em estudo.

Presidente - Interno ao Programa - 1948454 - VANIA TROMBINI HERNANDES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1997753 - LUIZ FERNANDO GRESPAN SETZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FERNANDO DOS SANTOS ORTEGA - FEI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671394 - HUMBERTO NAOYUKI YOSHIMURA