PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de DEFESA: ISRAEL BATISTA SANTOS

DISCENTE : ISRAEL BATISTA SANTOS
DATA : 11/08/2022
LOCAL: On-line

Análise da influência das propriedades de poliuretanos termoplásticos no processo de impressão 3D.

A manufatura aditiva (AM) tem evoluído muito com os avanços tecnológicos. Um dos principais métodos de processamento de polímeros através de métodos de manufatura aditiva é a deposição por extrusão, também conhecida como impressão 3D via fabricação por filamento fundido (FFF), um dos métodos comerciais mais utilizado de impressão 3D. Este projeto de mestrado tem como objetivo analisar a influência das propriedades de diferentes poliuretanos termoplásticos (TPU’s) no processo de impressão 3D via deposição por extrusão e analisar como a modificação de parâmetros de processo pode influenciar na qualidade das peças impressas fabricadas com estes diferentes materiais. A comparação será feita entre dois TPU’s comerciais chamados ao longo do trabalho de TPU 575 e TPU 690, usando como referência um TPU 3D comercial próprio para impressão. Os materiais foram caracterizados nas técnicas de Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) e Termogravimetria (TGA) e também em análises reológicas como Índice de Fluidez (MFI) e Reometria Capilar. Posteriormente o TPU 575 e o TPU 690 foram processados em uma extrusora de rosca simples para obter o filamento necessário para a impressão 3D. Os resultados obtidos até o momento nos permitem inferir que poderá haver uma grande influência da temperatura e também da taxa de cisalhamento no processo de impressão e por consequência na qualidade das peças impressas. Desta forma foram escolhidos 3 parâmetros de impressão que podem alterar as condições de cisalhamento e temperatura durante a impressão 3D para a análise: a temperatura de impressão, o diâmetro do bico de extrusão e também a altura da camada impressa. A análise das propriedades mecânicas e do aspecto superficial das peças será feita através dos ensaios de tração e de microscopia confocal ou ótica.

Presidente - Interno ao Programa - 1850090 - ANNE CRISTINE CHINELLATO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1761120 - DANILO JUSTINO CARASTAN
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ADRIANA MARTINELLI CATELLI DE SOUZA - FEI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671298 - RENATO ALTOBELLI ANTUNES