PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAUÊ MACHADO BUENO

DISCENTE : CAUÊ MACHADO BUENO
DATA : 10/12/2021
LOCAL: Influência de processamento via ECAP na microestrutura e propriedades em uma liga TNZT.

As ligas de titânio são de grande interesse para aplicações biomédicas, devido suas excelentes propriedades mecânicas, resistência a corrosão e biocompatibilidade.  Dentre elas, a liga Ti-6Al-4V é a mais utilizada. Entretanto, estudos revelam que os elementos alumínio e vanádio, presentes na composição desta liga, são nocivos para o corpo humano. Além disso, o módulo de Young desta liga é significativamente superior ao do osso, dificultando uma otimização de compatibilidade entre o osso e o implante, por exemplo. Dado esse cenário e o aumento da expectativa de vida mundial, a busca por alternativas a liga Ti-6Al-4V tornou-se relevante e necessária. Ligas de Ti- β metaestáveis tem sido relatada como promissora alternativa, devido as excelentes propriedades mecânicas, módulo elástico inferior ao da liga Ti-6Al-4V e portanto mais próximo ao do osso, favorecendo a ósseointegração e ausência de elementos nocivos. Neste trabalho, investigou-se a influência do processamento ECAP e microestrutura nas propriedades mecânicas de uma liga Ti-b metaestável TNTZ, Ti-29Nb-13Ta-4,6Zr, cuja composição foi escolhida por meio de mapa de estabilidade, fundamentado no modelo do orbital molecular e determinado pelo método do cluster vibracional e aproximação de Hartree-Fock-Slater.

Presidente - Interno ao Programa - 1671292 - SYDNEY FERREIRA SANTOS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 046.939.119-76 - JULIANO SOYAMA - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MURILLO ROMERO DA SILVA - UDESC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1893637 - ALEJANDRO ANDRES ZUNIGA PAEZ