PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDCARLOS RODRIGUES DE SOUZA

DISCENTE : EDCARLOS RODRIGUES DE SOUZA
DATA : 12/11/2020
LOCAL: por participação remota

FABRICAÇÃO DE ARCABOUÇOS PARA CÉLULAS OSTEOPROGENITORAS POR IMPRESSÃO 4D DE HIDROGEL

Hidrogéis apresentam similaridades com tecidos naturais, o que fazem desses materiais bons candidatos para criar arcabouços para engenharia tecidual. Sabe-se que a manutenção da massa óssea é regulada por estímulos bioquímicos e mecânicos. Uma forma de promover a mecanotransdução nas células osteoprogenitoras é através de arcabouços responsáveis por gerar esforços mecânicos de maneira cíclicas, resultando em tensões com direções preferenciais nas células. Esses arcabouços podem ser produzidos por impressão 4D, que alia a técnica de impressão 3D a criação de estruturas que podem mudar de forma quando submetida a estimulo, de maneira reversível. O principal objetivo deste projeto é produzir um arcabouço de hidrogel inteligente por impressão 4D que apresente resposta a uma variação de temperatura, para promover o crescimento de células osteoprogénitoras. Para isso, um hidrogel inteligente composto por monômeros de isopropilacrilamida é fotopolimerizado por exposição UV na presença de uma rede de alginato e celulose nanocristalina (CNC) que age como um reticulante físico. Esse processamento é responsável pela distribuição e orientação adequada dos nanocristais para criação de anisotropia no arcabouço e permite a fabricação de estruturas finas complexas. Quatro hidrogéis contendo 0; 5; 10 e 15 m% de CNC são estudados. O comportamento reológico dos géis é estudado para verificar a extrudabilidade e a estabilidade do gel. A fotopolimerização é verificada por espectroscopia na região infravermelho e pela estabilidade dos hidrogéis em agua.

Presidente - Interno ao Programa - 1761120 - DANILO JUSTINO CARASTAN
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1604317 - SONIA MARIA MALMONGE
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1903304 - JULIANA KELMY MACARIO BARBOZA DAGUANO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1850090 - ANNE CRISTINE CHINELLATO