PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE KISHIMOTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : ALEXANDRE KISHIMOTO
DATE: 10/05/2024
TIME: 09:30
LOCAL: São Bernardo do Campo
TITLE:

Nem tudo era japonês: insurgência e protagonismo negro-indígena no bairro da Liberdade

PAGES: 50
BIG AREA: Ciências Sociais Aplicadas
AREA: Planejamento Urbano e Regional
SUBÁREA: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional
SPECIALTY: História Urbana
SUMMARY:

O foco da pesquisa são as disputas territoriais e narrativas sobre o bairro paulistano da Liberdade, a partir do afloramento de ações e discursos de afirmação do protagonismo negro-indígena em um território reiteradamente marcado como exclusivamente “japonês” ou “oriental”. Esse processo de caracterização da Liberdade como bairro “japonês” ou “oriental” atua para o apagamento da memória, da presença e das identidades negro-indígenas no território, de forma equivalente ao apagamento destes mesmos grupos cem anos antes, período no qual planos de embelezamento urbano varreram os vestígios da cidade colonial para apresentar uma imagem da cidade branca e europeia. O fio condutor da pesquisa são os achados arqueológicos no sítio do Cemitério dos Aflitos, as memórias subterrâneas do samba na Liberdade, a evocação de fatos históricos relacionados ao protagonismo negro-indígena no bairro por roteiros de memória e, por fim, o embate atual entre o poder público municipal, com suas estratégias de participação popular controlada, e o movimento social insurgente, que demanda participação de fato.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1760502 - SILVIA HELENA FACCIOLA PASSARELLI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2354087 - RAMATIS JACINO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1766755 - LUIS ROBERTO DE PAULA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1765455 - GERARDO ALBERTO SILVA
Notícia cadastrada em: 22/03/2024 21:27