PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de DEFESA: ANDRÉ MOURÃO BATISTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : ANDRÉ MOURÃO BATISTA
DATE: 07/05/2024
TIME: 09:00
LOCAL: Sala 312-3
TITLE:

Investigação de pressão in situ de soluções binárias água-álcool em um dispositivo microfluídico polimérico usando microespectroscopia Raman

PAGES: 100
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
SPECIALTY: Espectroscopia
SUMMARY:

Um grande desafio no desenvolvimento da nanotecnologia é o controle das propriedades físico-químicas, tamanho, forma e caracterização dos materiais produzidos. Sendo assim, muitos estudos vêm sendo feitos para fornecer novas ferramentas para ampliar condições experimentais reprodutíveis. A microfluídica está emergindo e crescendo bastante como plataforma poderosa para fabricação de novos biomateriais, diagnósticos, simulações e em outros inúmeros campos de pesquisa, principalmente por trabalharem em escalas nas quais alguns fenômenos físicos fluídicos se comportam de maneira anômala. Dentro dos dispositivos microfluídicos, volumes muito pequenos de reagentes podem ser manipulados e controlados com alta precisão, permitindo assim serem bastante reprodutíveis, características essas que causaram um interesse muito significativo na área de dispositivos microfluídicos (lab on chip). Com os avanços tecnológicos da microespectroscopia Raman, passou então a ser possível avaliar e caracterizar o comportamento dos fluidos dentro desses dispositivos para desvendar suas atividades químicas, estruturais e conformacionais. Sendo assim, investigamos soluções aquosas envolvendo álcoois, onde estudos anteriores relatam esses sistemas como modelo para facilitar a compreensão de biomoléculas maiores e mais complexas. Aqui relatamos as características na região de fingerprint (800 - 1500 cm-1) alterando a concentração das soluções, e também a pressão interna do canal microfluídico para observar as alterações conformacionais das estruturas ,inclusive das vibrações de estiramento das ligações C – C e C - O, que nunca foram identificadas por estudos anteriores em sistemas microfluíficos sob pressão por métodos experimentais de espectroscopia vibracional. Essas novas atribuições não apenas esclarecem as confusões em estudos anteriores de diferentes métodos espectrais, mas também fornecem uma base confiável para a aplicação espectral de soluções binárias no futuro.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1600858 - HERCULANO DA SILVA MARTINHO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2347767 - MATHILDE JULIENNE GISELE CHAMPEAU
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2946001 - ANTONIO ALVARO RANHA NEVES
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3047441 - MONICA BENICIA MAMIAN LOPEZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANDERSON ZANARDI DE FREITAS - IPEN
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545738 - MARCIA TSUYAMA ESCOTE
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - NIKLAUS URSUS WETTER - IPEN
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - DENISE MARIA ZEZELL - USP
Notícia cadastrada em: 22/04/2024 15:47