PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de DEFESA: ANTONIO VINAGRE NETO

STUDENT : ANTONIO VINAGRE NETO
DATE: 20/10/2023
TIME: 13:30
LOCAL: UFABC - CAMPUS SANTO ANDRÉ BLOCO B - SALA A DEFINIR - DEFESA DE FORMA HÍBRIDA
TITLE:

Efeitos da incorporação de nanopartículas de alumina e sílica nos comportamentos mecânico e eletroquímico de verniz à base de copolímero acrílico e poliestireno

PAGES: 88
BIG AREA: Engenharias
AREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
SPECIALTY: Polímeros, Aplicações
SUMMARY:

Revestimentos orgânicos aplicados como vernizes protetivos podem apresentar reduzida resistência mecânica quando comparados a tintas protetivas. A necessidade de transparência impossibilita a incorporação de micropartículas para reforço estrutural. Desta maneira, as propriedades dos vernizes estão fortemente relacionadas à base do polímero utilizado na formulação. Visando aumentar o módulo de Young de um verniz protetivo à base de copolímero acrílico metacrilato de metila (MMA) e 2-etilhexil acrilato (2-EHA), adicionou-se homopolímero poliestireno (PS) em diferentes concentrações (10, 20 e 30%). Com o objetivo de aumentar a característica de resistência contra corrosão do verniz à base da blenda de P(MMA/2EHA)/PS, nanopartículas de alumina (1%) e sílica (2 e 6%) foram adicionadas sobre a massa do polímero, com a possibilidade de atuarem como barreiras para os íons que promovem a corrosão em substratos metálicos. Estudos sobre as propriedades mecânicas de vernizes protetivos à base de PMMA e PS e sobre a influência da adição de nanopartículas de alumina e sílica no aumento da resistência contra corrosão de revestimentos protetivos são encontrados na literatura. Porém, encontra-se pouco sobre o comportamento mecânico de vernizes à base de copolímero acrílico (MMA/2EHA) e PS, assim como sobre a influência no módulo da impedância da adição de nanopartículas de alumina e sílica em vernizes à base de P(MMA/2EHA)/PS. A dispersão das nanopartículas foi executada por meio de agitação mecânica e posterior sonicação, visando evitar a aglomeração. Resultados iniciais apontam para melhores propriedades mecânicas e térmicas quando a incorporação das nanopartículas é realizada desta maneira. Quatro técnicas foram utilizadas para a caracterização do verniz formulado: ensaio de tração uniaxial; análise dinâmico-mecânico (DMA); microscopia óptica (MO); e a técnica de espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE) do filme de verniz aplicado sobre uma liga de aço carbono. Foi possível quantificar o aumento do módulo de Young, do fator de perda e do módulo da impedância. Espera-se com este estudo contribuir com um verniz protetivo com maior estabilidade mecânica e resistência à corrosão para o mercado da construção.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1961116 - DEMETRIO JACKSON DOS SANTOS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671298 - RENATO ALTOBELLI ANTUNES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - NATHALIE MINAKO ITO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2347767 - MATHILDE JULIENNE GISELE CHAMPEAU
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ROGERIO RAMOS DE SOUSA JUNIOR - UFABC
Notícia cadastrada em: 29/09/2023 16:18