PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO VINAGRE NETO

STUDENT : ANTONIO VINAGRE NETO
DATE: 02/08/2023
TIME: 14:00
LOCAL: UFABC - CAMPUS SANTO ANDRÉ BLOCO B - SALA A DEFINIR
TITLE:

EFEITOS DA INCORPORAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS NA RESISTÊNCIA A CORROSÃO DE REVESTIMENTO A PARTIR DE POLIMETILMETACRILATO/POLIESTIRENO

PAGES: 73
BIG AREA: Engenharias
AREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
SPECIALTY: Polímeros, Aplicações
SUMMARY:

Revestimentos orgânicos aplicados como verniz podem apresentar reduzida resistência mecânica, comprometendo sua adesão e proteção contra corrosão. Visando potencializar o comportamento termomecânico de um revestimento a partir de polimetilmetacrilato (PMMA) e poliestireno (PS), nanopartículas foram adicionadas a blendas de polimetilmetacrilato (PMMA) e poliestireno (PS). Em suma, os comportamentos térmicos e mecânico como efeito da adição de nanopartículas de alumina (Al2O3) e sílica (SiO2) em blendas polimérica de PMMA e PS foram estudados, em diferentes concentrações.  Quatro variações de PMMA:PS (90:10, 80:20, 70:30 e 60:40) foram estudadas durante a adição de quatro concentrações diferentes de cada nanopartícula. Diversas técnicas foram utilizadas para caracterizar os efeitos da adição destas nanopartículas. Inicialmente, o comportamento dinâmico mecânico foi investigado pelas técnicas de DMA e ensaio de tração. A análise de microscopia eletrônica de varredura (MEV) com fratura criogênica foi utilizada para avaliação do refinamento da morfologia do PMMA e PS, visto que a blenda envolvendo ambos os polímeros são imiscíveis. O ensaio de impedância eletroquímica foi empregado para analisar o comportamento protetivo formado pelos filmes finos dos compósitos depositados sobre ligas de aço carbono.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1761120 - DANILO JUSTINO CARASTAN
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671298 - RENATO ALTOBELLI ANTUNES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROGERIO RAMOS DE SOUSA JUNIOR - UFABC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2347767 - MATHILDE JULIENNE GISELE CHAMPEAU
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763443 - MARCIA APARECIDA DA SILVA SPINACE
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - LARA TAVARES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 14/07/2023 10:31