PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de DEFESA: ANA MARIA DE SOUSA SLIVAR

DISCENTE : ANA MARIA DE SOUSA SLIVAR
DATA : 20/12/2019
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Estudo da Produção de Mono-Z no LHC como Evidência da Existência de Matéria Escura

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física das Partículas Elementares e Campos
ESPECIALIDADE: Propriedades de Partículas Específicas e Ressonâncias

A existência da Matéria Escura (ME) tem sido inferida a partir de seus sinais cosmológicos, o que permite sua busca em experimentos de aceleradores de partículas. Explorar a física além do Modelo Padrão (MP) é um dos principais objetivos do experimento CMS do LHC. Dado que as partículas de ME não devem interagir com os detectores, essas partículas podem ser procuradas na forma de falta de energia detectável (MET), as chamadas buscas por mono-X. Um modelo simplificado é usado para abordar esse tipo de nova física, considerando a ME como sendo um férmion de Dirac e supondo a existência de um mediador entre as partículas de ME e o MP, como sendo um bóson escalar neutro. Devido à alta massa do mediador, se um bóson Z for produzido recuando contra esse mediador, os produtos de seu decaimento terão grande momento e serão colimados. Os principais panos de fundo para a procura por mono-Z são a produção de ZZ, WZ e WW, com uma assinatura contendo um par de léptons e energia faltante. Este estudo mostrará possíveis cortes para a melhoria do sinal em relação aos cenários esperados e a significância esperada para o chamado Run 3 do acelerador, a acontecer em futuro próximo. Este trabalho utiliza o MadGraph e Pythia para a geração dos eventos a serem analizados, e o framework do experimento CMS, o CMSSW, para executar a simulação do detector CMS e a reconstrução de dados produzidos. Os dados reconstruídos são então transformados no formato NanoAOD e analisados utilizando-se o ROOT.

Presidente - Interno ao Programa - 1544422 - EDUARDO DE MORAES GREGORES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545176 - MARCELO AUGUSTO LEIGUI DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FRANCIOLE DA CUNHA MARINHO - UFSCAR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1676343 - PEDRO GALLI MERCADANTE