PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de DEFESA: PEDRO CAETANO SABINO SANTOS

STUDENT : PEDRO CAETANO SABINO SANTOS
DATE: 30/04/2024
TIME: 14:00
LOCAL: Bloco B Auditório 8o Andar
TITLE:

YbV6Sn6, um novo candidato a material quântico

PAGES: 98
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada
SPECIALTY: Estados Eletrônicos
SUMMARY:

Férmions pesados tem sido um tema extensivamente estudado nas últimas décadas como uma importante área da física de sistemas de elétrons fortemente correlacionados. Neste estudo, nós apresentaremos o desenvolvimento da pesquisa do YbV6Sn6, um composto com férmions pesados recentemente descoberto e buscamos identificar indicativos de criticalidade quântica através da aplicação de campo magnético externo e pressão hidrostática. Os monocristais crescidos através da técnica de auto-fluxo combinado com uma pré-síntese em um forno a arco apresentaram, mesmo quando limpos em solução de HCl, a fase secundária V3Sn, material supercondutor da família A15. Quando crescidos sem o auxílio da pré-síntese não houve a identificação desta fase após a limpeza em solução ácida. Foram usadas técnicas de difração de raios-X e refinamento de Rietveld para identificar e checar a qualidade da fase crescida. A caracterização magnética foi feita através de curvas de M vs T e M vs H medidas em uma magnetômetro SQUID. As curvas de M vs H indicaram assinaturas de um campo elétrico cristalino presente nas amostras. As curvas de M vs T com H paralelo ao plano ab apresentaram uma temperatura de Currie-Weiss indicando a predominância de interações FM, com um momento efetivo correspondente ao do Yb3+, por outro lado as medidas com H paralelo ao eixo c evidenciaram uma predominância de interações AFM com momento efetivo menor, acompanhado de um máximo local em 28 K e um mínimo local em 15 K decorrente do efeito de campo elétrico cristalino. As medidas de transporte elétrico e calor específico foram feitas em um PPMS-II Evercool. A medida de calor específico confirmaram o estado de férmion pesado do material e indicaram a presença de uma anomalia de Schottky associada ao campo elétrico cristalino presente no material. Os resultados de resistividade, variando o campo magnético, em baixas temperaturas indicaram um estado de não líquido de Fermi (NFL) ao longo de toda a região analisada e uma tendencia à criticalidade quântica entre 0 e 10 kOe. Quando variada a pressão hidrostática o sistema, em baixas temperaturas, indicou a saída da região de NFL com a recuperação de um comportamento de Líquido de Fermi (FL) próximo a 1 GPa, aumentando mais a pressão vê-se o retorno ao comportamento NFL indicando a presença de um novo ponto crítico quântico que deve ser alçado em torno de 3.8 GPa. Nós agradecemos o apoio do GPOMS-UNICAMP, CBPF, CEM-UFABC, CAPES e FAPESP.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1671599 - MARCOS DE ABREU AVILA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RICARDO DONIZETH DOS REIS - CNPEM
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CRIS ADRIANO - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2605463 - JOSE ANTONIO SOUZA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - RICARDO RODRIGUES URBANO - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 11/04/2024 18:51