PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO GOMES VASQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : GUSTAVO GOMES VASQUES
DATE: 02/05/2024
TIME: 14:00
LOCAL: Bloco B Auditório 8o Andar
TITLE:

Síntese e caracterização de monocristais da série RPt2Si2 (R = Terra Rara)

PAGES: 95
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada
SPECIALTY: Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas
SUMMARY:

Os compostos ternários de RPt2Si(R = terras raras) cristalizam na estrutura não centrossimétrica P4/nmm, diferentemente da maioria dos compostos RT2Si(T = metais de transição) que cristalizam na estrutura centrossimétrica I4/mmmA ausência da simetria de inversão nesta série permite o surgimento de uma variedade de fenômenos físicos, tais como a competição entre onda de densidade de cargas com supercondutividade e ordenamentos antiferromagnéticos, valência mista e múltiplas fases magnéticas. Para a compreensão da física que permeia estes materiais é necessário o estudo em monocristais. Neste trabalho, é reportada a síntese de RPt2Si(R = Y, La, Pr, Nd, Gd, Tb, Dy, Ho, Tm e Yb) utilizando a técnica de fluxo de Sn. Através da difração de raios-x foi confirmada a estrutura cristalina pertencente ao grupo espacial P4/nmm, mesma estrutura reportada em amostras policristalinas, porém apresentam uma razão c/a superior, apesar do volume apresentar valores similares. Todos os materiais apresentaram comportamento metálico na resistividade elétrica. Com exceção do YPt2Sie LaPt2Si2todos os outros compostos apresentam anisotropia magnética, indicando que a influência do campo elétrico cristalino nesta série não é negligenciável.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 2605463 - JOSE ANTONIO SOUZA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2604186 - FRANCISCO EUGENIO MENDONCA DA SILVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1545738 - MARCIA TSUYAMA ESCOTE
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2249395 - THIAGO BRANQUINHO DE QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 11/04/2024 18:46