PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de DEFESA: LUCAS TIMOTHEO SANCHES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : LUCAS TIMOTHEO SANCHES
DATE: 31/05/2023
TIME: 12:00
LOCAL: Google Meet
TITLE:

Extração de energia e modos quasinormais de buracos negros binários: um estudo analítico e numérico

PAGES: 150
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
SPECIALTY: Relatividade e Gravitação
SUMMARY:

Esta tese explora fenômenos clássicos em múltiplos modelos de binários de buracos negros utilizando técnicas numéricas, analíticas e semi-analíticas. Nosso estudo fornece percepções sobre a extração de energia, modos quasinormais e o espalhamento ondulatório ao redor binários de buracos negros, e demonstra como a presença de um binário altera estes fenômenos quando comparados às suas contrapartidas na presença de um único buraco negro. O estudo desenvolve técnicas inovadoras e pacotes numéricos, incluindo uma técnica para o estudo da extração de energia no contexto de espaços-tempos gerais, um código baseado no Método da Iteração Assintótica para o cálculo de frequências quasinormais de espaços-tempos de buracos negros e um novo Thorn para o EinsteinTookit para a evolução numérica de um campo escalar superimposto em uma métrica de evolução dinâmica. Estes resultados demonstram aumento da eficiência da extração de energia na presença de um objeto secundário e o cálculo bem-sucedido de novas frequências para perturbações de spin 5/2 para o buraco negro de Schwarzschild. Descobertas preliminares do espalhamento de um campo escalar sem massa no binário do evento de colisão GW150914 demonstram percepções valiosas, mas estão sujeitas a mais testes e desenvolvimentos. Direções futuras de pesquisa incluem a incorporação da proposta de estudo do Processo de Penrose em espaços-tempos dinâmicos em simulações completamente dinâmicas, maior exploração da simulação numérica do campo escalar no topo do evento GW150914 e a inclusão de backreaction da métrica para o aumento do realismo das simulações. As contribuições dessa tese aumentam a confiança na precisão e no potencial de métodos numéricos para a resolução de novos problemas em modelos de binários de buracos negros.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1907614 - MAURICIO RICHARTZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RODRIGO PANOSSO MACEDO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ERIK SCHNETTER
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - HELVI WITEK
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RAISSA FERNANDES PESSOA MENDES - UFF
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1677691 - CECILIA BERTONI MARTHA HADLER CHIRENTI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1549709 - GERMAN LUGONES
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2616823 - ALYSSON FABIO FERRARI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - CAIO FILIPE BEZERRA MACEDO - UFPA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - CAROLINA BENONE - UFPA
Notícia cadastrada em: 04/05/2023 10:55