PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de DEFESA: HENRIQUE LEONHARD GIEG

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : HENRIQUE LEONHARD GIEG
DATE: 27/03/2023
TIME: 14:00
LOCAL: Auditório 801 no 8º andar do Bloco B do Campus Santo André da Universidade Federal do ABC
TITLE:
Neutrinos em Configurações Genéricas de Sistemas Binários de Estrelas de Nêutrons

PAGES: 168
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
SPECIALTY: Relatividade e Gravitação
SUMMARY:

Neste trabalho implementamos melhorias no código BAM para simulações de sistemas astrofísicos no contexto da Relatividade Numérica. Tais melhorias consistem na introdução da infraestrutura computacional necessária ao emprego de equações de estado (EoSs) oriundas de teorias microscópicas para descrever de maneira realística a matéria estelar em regimes de altas densidades e temperatura finita. Além disso, mecanismos de interação fraca dominados por neutrinos são considerados através do chamado Neutrinos Leakage Scheme (NLS) e do formalismo M1 para as equações de transporte de radiação.

Com as novas implementações, realizamos simulações-teste com estrelas TOV empregando o NLS e reproduzimos com sucesso o colapso gravitacional induzido por neutrinos.

Também realizamos pela primeira vez em BAM simulações das etapas finais da colisão de sistemas binários de estrelas de nêutrons (BNS) utilizando o novo ferramental numérico implementado neste trabalho a fim de validar nossos métodos pela comparação com resultados reportados. Nossos resultados encontram-se publicados na Ref. [1].

A seguir, realizamos simulações explorando o espaço de parâmetros dos sistemas binários com diferentes razões de massa e spins iniciais, obtendo bom acordo com os resultados reportados na literatura em termos dos estados finais do sistema e propriedades da matéria ejetada.

Por fim, realizamos simulações-teste de BNSs com o esquema M1 para o tratamento dos neutrinos a fim de demonstrar a robustez de nossos métodos. Obtivemos evoluções numéricas estáveis, a despeito do substancial incremento de complexidade das simulações, e cujas propriedades preditas nas fases de pós-colisão são bastante convincentes. Num futuro breve realizaremos simulações de maior resolução com o esquema M1 com o intuito de estudar em detalhes colisões genéricas de BNSs.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1545398 - MAXIMILIANO UJEVIC TONINO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1574260 - ROLDAO DA ROCHA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1549709 - GERMAN LUGONES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CÉSAR HENRIQUE LENZI - ITA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GEORGE EMANUEL AVRAAM MATSAS - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 382324 - VILSON TONIN ZANCHIN
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1677691 - CECILIA BERTONI MARTHA HADLER CHIRENTI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - RICCARDO STURANI - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ALBERTO VAZQUEZ SAA - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 24/02/2023 15:58