PPGFIL PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/pgfil

Banca de DEFESA: KLEBER SILVA BERNARDO

STUDENT : KLEBER SILVA BERNARDO
DATE: 27/05/2024
TIME: 10:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/renato-102
TITLE:

O X DE XAI: Uma análise do conceito de explicação para Inteligência Artificial Explicável

PAGES: 68
BIG AREA: Ciências Humanas
AREA: Filosofia
SUBÁREA: Epistemologia
SUMMARY:

O desenvolvimento da inteligência artificial está na vanguarda das pesquisas científicas e econômicas. Um dos tipos de inteligência artificial mais investigados atualmente é o da inteligência artificial explicável. Esse modelo pretende ser transparente, ou seja, o usuário compreende o processo de tomada de decisão da inteligência artificial. Esta pesquisa analisa o conceito de explicação no contexto da inteligência artificial explicável, uma vez que o conceito é amplamente utilizado na literatura da inteligência artificial, contudo, não é desenvolvida e ignora que há uma literatura sobre o tema em filosofia da ciência. Em particular, a abordagem unificacionista desenvolvida por Schurz é avaliada e defendida. Após uma apresentação da história e da parte teórica da inteligência artificial, segue-se uma discussão do unificacionismo em filosofia da ciência, para, finalmente, analisar o conceito de explicação, tal como debatido em filosofia da ciência, na inteligência artificial. Outros conceitos utilizados na literatura da inteligência artificial explicável, que estão presentes na filosofia, também são investigados, como a compreensão e a interpretação.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1544383 - RENATO RODRIGUES KINOUCHI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 234.701.828-09 - LORENZO BARAVALLE - Univ Lisboa
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1998470 - WILLIAM JOSE STEINLE
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2246171 - VICTOR XIMENES MARQUES
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - SÉRGIO FARIAS DE SOUZA FILHO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 25/04/2024 15:21