PPGFIL PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/pgfil

Banca de DEFESA: GUSTAVO MARCIAL PRADO ROMERO

DISCENTE : GUSTAVO MARCIAL PRADO ROMERO
DATA : 26/10/2022
LOCAL: Sala S17 do Bloco Delta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

Ensaio introdutório e tradução do texto Existe uma filosofia de nossa América?, de Augusto Salazar Bondy

Trata-se de um ensaio introdutório para a tradução ao português do livro: Existe uma Filosofia de nossa América?, do peruano Augusto Salazar Bondy (1925-1974). A modo de apresentação, se realizou uma revisão bibliográfica na obra de três autores fundamentais para o pensamento peruano, delineando assim um pequeno panorama dessa tradição. A partir dessa base conceitual se possibilitaria, nesse sentido, o desafio para o pensamento filosófico da América Latina. São três autores que reconhecidamente influenciaram na obra do filósofo peruano e que podem ajudar na abordagem à tese central do livro: que não existe Filosofia da nossa América, nem nunca havia existido, mas que era de fundamental importância que comece a existir. Do caráter da pergunta que formula o título do livro, pode-se inferir que é uma provocação; entretanto, foi assim que motivou as respostas de alguns filósofos académicos. Assim, a partir das bases do pensamento peruano, neste caso, teria surgido uma pergunta para o pensamento filosófico da região.

Presidente - Interno ao Programa - 1802167 - DANIEL PANSARELLI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1997745 - PAULA PRISCILA BRAGA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RUBÉN ALFREDO QUIROZ AVILA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1837751 - FERNANDO COSTA MATTOS