PPGFIL PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/pgfil

Banca de QUALIFICAÇÃO: YASMIN ALCANTARA GALVÃO PEREIRA

DISCENTE : YASMIN ALCANTARA GALVÃO PEREIRA
DATA : 21/10/2022
LOCAL: Sala 207 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

O gênero e a relação com o corpo político a partir de Oyèrónkẹ Oyěwùmí - uma discussão desde a invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero

A presente dissertação tem como objetivo principal realizar uma apresentação da obra A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero (1997) da pensadora iorubana Oyèrónkẹ Oyěwùmí, também expondo como seu pensamento têm sido recebido e quem são seus interlocutores. Dada a novidade e originalidade do pensamento oyewumiano, o primeiro capítulo, que é o texto desta qualificação, expõe o que é, e como ocorreu a construção do gênero, perpassando a reflexão da origem do corpo e a do corpo político. Ao final do capítulo, trouxemos os comentários de outros pensadores sobre a referida obra. Para o segundo capítulo pretende-se desenvolver o que já foi previamente apresentado neste primeiro, mas como foco sobre as relações iorubanas, pois como nos detemos inicialmente em evidenciar a depreciação oriunda do ocidentocentrismo e somatocentralidade e em como estes conceitos compõe a estrutura de governança ocidental, posteriormente nos deteremos sobre a Iorubalândia pré-colonial.

Presidente - Interno ao Programa - 1802167 - DANIEL PANSARELLI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2244904 - SUZE DE OLIVEIRA PIZA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - WANDERSON FLOR DO NASCIMENTO - UNB
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1533353 - REGIMEIRE OLIVEIRA MACIEL