PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA FERNANDES BERTOLI

STUDENT : JULIANA FERNANDES BERTOLI
DATE: 24/04/2024
TIME: 19:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/simone-44
TITLE:

ESTRUTURA DA VEGETAÇÃO AFETADA POR FOGO EM UMA FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL PROTEGIDA SOB A PERSPECTIVA DO SENSORIAMENTO REMOTO

PAGES: 50
BIG AREA: Ciências Biológicas
AREA: Ecologia
SUMMARY:

Áreas com vegetação secundária sofreram alguma perturbação no passado, geralmente por intervenção antrópica,  descaracterizando assim, a estrutura e a função da vegetação em estágio mais avançado de sucessão ecológica. Logo depois da perturbação, por exemplo, fogo causado por raio durante uma tempestade, a área impactada, sem manejo, pode se regenerar naturalmente, surgindo a vegetação secundária. A estrutura desta vegetação pode ser avaliada com parâmetros ecológicos, que podem estimar o tempo e a forma da regeneração. O projeto visou levantar e comparar a estrutura da vegetação secundária em parcelas que foram totalmente, parcialmente ou não, afetadas diretamente pelo incêndio que ocorreu em 2012 na Estação Ecológica Barreiro Rico (EEBR). O levantamento da cobertura da área queimada no incêndio de 2012 foi feito através do arquivo Landsat usando o Google Earth Engine. Para a realização do levantamento estrutural da vegetação no campo, foram dispostas 3 parcelas de 50 x 50 metros e catalogados todos os indivíduos arbóreos com CAP maior ou igual a 16 cm, a 1,30 m de altura a partir do solo. As análises da estrutura da vegetação sob a perspectiva do sensoriamento remoto foram feitas por índices de vegetação com imagens Landsat e por estimativas de volume de vegetação com imagens Lidar. Foram catalogados e mensurados um total de 841 indivíduos, com volume de madeira total de 81,39m³. A parcela totalmente queimada (P2) teve 103,99m³/ha de madeira, a parcela parcialmente queimada (P1) teve 79,31m³/ha e a parcela que não sofreu com o incêndio (P3) 164,73m³/ha. A média e a mediana do NDVI entre as parcelas não apresentou diferença significativa (Média: P1= 0,8702; P2= 0,8908; P3= 0,8889 e Mediana: P1= 0,8721; P2= 0,8947; P3= 0,8872). O incêndio causou danos à estrutura da vegetação, com intensidades distintas para as diferentes parcelas, indicadas pelo volume de madeira no campo e não pelo índice de vegetação (NDVI). Apesar do sensoriamento remoto ser uma boa ferramenta de análise de vegetação, neste caso, os dados de campo foram mais precisos. Dessa forma, reforçamos a importância da combinação de dados de campo e dados de sensoriamento remoto para a avaliação do impacto do fogo em áreas protegidas.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1658925 - SIMONE RODRIGUES DE FREITAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1235413 - VICTOR FERNANDEZ NASCIMENTO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1762355 - MARCIO DE SOUZA WERNECK
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1662011 - ANDRE ETEROVIC
Notícia cadastrada em: 21/03/2024 17:45