PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO REBECHI BRUNASSI

STUDENT : GUSTAVO REBECHI BRUNASSI
DATE: 18/03/2024
TIME: 14:00
LOCAL: Remoto
TITLE:

Taxonomia e Conservação de Siparunaceae (Laurales) na Mata Atlântica

PAGES: 58
BIG AREA: Ciências Biológicas
AREA: Botânica
SUMMARY:

A Mata Atlântica é um bioma que se estende pelo  Brasil, Argentina e Paraguai e é considerado um hotspot mundial. Dos 1,3 milhão km2 de área que existia, hoje restam um pouco mais de 157 mil km2 de Mata Atlântica. Siparunaceae possui dois gêneros e 53 espécies e é um importante componente do estrato arbustivo e arbóreo na Mata Atlântica. Este trabalho objetivou elaborar o tratamento taxonômico de Siparunaceae na Mata Atlântica, analisar as áreas de riqueza e esforço de coleta da família no bioma, assim como avaliar o risco de extinção destas espécies. O estudo foi realizado por meio de material de herbário e coletas de campo, os dados estão sendo organizados em formato de planilhas e as coletas estão sendo depositadas no herbário HUFABC. Foram registrados até o momento sete espécies de Siparuna na Mata Atlântica, todas foram avaliadas quanto a seu risco de extinção, sendo três destas espécies avaliadas pelo CNCFlora e as outras quatro pela IUCN, apesar disso, a maior parte delas foi avaliada a mais de cinco anos, necessitando de atualização. No presente trabalho, uma nova ocorrência de Siparuna brasiliensis foi registrada para o estado do Ceará. A Bahia foi o estado com maior número de espécies com oito espécies, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro com sete e Espírito Santo com seis.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 108.558.777-07 - ELTON JOHN DE LÍRIO - OUTRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JOELCIO FREITAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ARIANE LUNA PEIXOTO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1831780 - DANILO DA CRUZ CENTENO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - PAULO TAKEO SANO - USP
Notícia cadastrada em: 29/02/2024 08:30