PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de DEFESA: ANDREA CRISTHIANE MARTINS MARTINI

STUDENT : ANDREA CRISTHIANE MARTINS MARTINI
DATE: 27/03/2024
TIME: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/simone-44
TITLE:

INFLUÊNCIA DAS VARIAÇÕES ESPACIAIS NA RELAÇÃO ESPÉCIE-ÁREA ENTRE AVES E ÁREAS VERDES DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

PAGES: 50
BIG AREA: Ciências Biológicas
AREA: Ecologia
SUMMARY:

A Mata Atlântica é considerada o bioma mais degradado do Brasil, pois, historicamente sofreu com as pressões advindas da ocupação humana. Como resultado desse processo, a fragmentação florestal implica na diminuição de biodiversidade. As aves são diretamente afetadas pelo crescimento urbano, assumindo inclusive um papel de indicadoras de qualidade ambiental. Diante desses prejuízos e compreendendo que a urbanização é um processo sem retorno, analisar o potencial de interação entre as aves e os atributos de espaços verdes presente em cidades, como tamanho de área, variedade de espécies vegetais, grau de perturbação e influência do entorno pode ser um passo importante, para subsidiar ações de manejo que minimizem danos causados pela perda das áreas naturais. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo compreender como as variações espaciais podem influenciar na riqueza de espécies de aves em áreas verdes presentes no município de São Paulo. Como hipóteses, espera-se que a riqueza de espécies de aves seja maior em áreas verdes de maior tamanho e com maior proporção de fitofisionomias florestais, além disso, acredita-se que as áreas com o entorno mais urbanizado apresentem um efeito negativo no número de espécies. Para essa análise, foram selecionados shapefiles dos parques urbanos e lineares, unidades de conservação de proteção integral e do Mapeamento da Cobertura Vegetal de 2020, disponíveis na sessão de dados abertos do GeoSampa. Já com relação aos dados de riqueza de aves foram utilizadas as informações do Inventário de Fauna Silvestre do Município de São Paulo de 2021. Para as análises estatísticas foram aplicados os Modelos Lineares Generalizados da família Poisson e foi realizada uma seleção de modelos pelo critério de Akaike para verificar o que apresentava maior relevância. Já para a análise da diversidade, optou-se pelo uso do Índice de Shannon. Como resultados, identificamos que a riqueza de espécies de aves aumenta em locais com maior tamanho, conforme descrito pela relação espécie-área. Além de ser possível observar a mesma relação positiva com áreas que possuem uma variedade maior de fitofisionomias vegetais, corroborando para a ideia de que áreas heterogêneas oferecem um maior número de habitats para as aves. Contudo, apesar de contribuírem para a manutenção de um número considerável de espécies, é importante observar se elas fazem parte do grupo de aves endêmicas presentes no município. O aprofundamento dessas informações por meio de novos estudos pode possibilitar ações de manejo mais efetivas para a conservação da biodiversidade e provisão de serviços ecossistêmicos para os habitantes da cidade conforme estabelecido pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1658925 - SIMONE RODRIGUES DE FREITAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3047358 - RICARDO HIDEO TANIWAKI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1762355 - MARCIO DE SOUZA WERNECK
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1908726 - CIBELE BIONDO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ELISA HARDT ALVES VIEIRA - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 29/02/2024 08:30