Ensinando Energia Solar com Ambiente Virtual de Aprendizagem, Demonstrações, Experimentos e Jogos
Entre os desafios da atualidade, o ensino de uma Física contemporânea, interessante e contextualizada é essencial para a aprendizagem significativa dessa Ciência pelos estudantes do Ensino Médio. Fundamentado nessa ideia, essa dissertação apresenta uma proposta de ensino sobre o tema Energia Solar, dividido em três eixos de estudo, sendo o primeiro, a produção da energia no Sol, o segundo eixo, a propagação dessa energia pelo espaço e atmosfera da Terra, e no terceiro eixo, a captação dessa energia e transformação em eletricidade. A metodologia utilizada consistiu na criação de um curso híbrido sobre o tema com a disponibilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), demonstrações, jogos de quiz, entre outros, inseridos em uma Sequência Didática (SD). Esta SD fornece metodologias ativas inovadoras e diversificadas, baseadas no uso de dispositivos (computadores, tablets ou telefones celulares) para realizar previamente atividades disponíveis no AVA, e a seguir, atividades e discussões em sala de aula mediadas pelo(a) professor(a).