MAGNETISMO E PROPRIEDADES DE MATERIAIS MAGNÉTICOS PARA O ENSINO MÉDIO NA ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
O magnetismo e as propriedades dos materiais magnéticos, do modo como é colocado para os alunos, é um assunto marginal no Ensino Médio. O pouco tempo dado ao assunto e a falta de um uso propedêutico reduz, consideravelmente, a possibilidade do professor aprofundá-lo em sala de aula. Por outro lado, o fenômeno do magnetismo está presente no cotidiano do aluno e provoca um interesse enorme por apresentar um efeito de atração de objetos magnéticos por ímãs. Essa percepção está ao longo desta dissertação com um histórico e uma revisão sobre o tema. Com o objetivo de trazer esse potencial assunto e poder levar o aluno a questionar e interessar-se por física, é elaborado, desenvolvido e apresentado um produto educacional sobre magnetismo e propriedades de materiais magnéticos. Esse produto educacional consiste de uma sequência de aula baseada na metodologia freireana dos Três Momentos Pedagógicos e auxiliada por um simulador e dois experimentos cujo destaque está em problematizar o fenômeno do magnetismo. Esse produto foi aplicado em seis turmas da 3a série do Ensino Médio pertencentes a dois colégios, um privado e outro público, da cidade de São Paulo. A aplicação apresentou bons resultados identificada pela avaliação do produto presente nesta dissertação.