PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE CALIXTO LOPES JUNIOR

DISCENTE : JOSE CALIXTO LOPES JUNIOR
DATA : 05/12/2019
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Análise de Contingencia em Sistemas Elétricos de Potência com Presença de Fontes Renováveis Considerando Uso de Sistemas de Armazenamento de Energia com Baterias

Existe uma tendência mundial de fontes de energia renováveis atingirem níveis cada vez mais altos de penetração no Sistema Elétrico de Potência (SEP), aumentando a fatia correspondente na matriz de geração de energia elétrica. Entre as fontes de energia que mais crescem estão a eólica e a solar fotovoltaica. Porém, com novas fontes de energia inseridas em pontos variados do sistema, há de se considerar que possa existir um novo comportamento frente a perturbações, contingências e outros fatores, o que pode comprometer a proteção e operação do sistema. De fato, à medida que se aumenta o nível de penetração das fontes renováveis, novos esforços do ponto de vista técnico e operacional, tornam-se necessários para manter os índices de qualidade da energia dentro dos aceitáveis. Frente ao exposto, o presente trabalho propõe um estudo utilizando modelagem e simulação computacionais empregando o software Matlab® & Simulink® considerando as fontes eólica e solar conectadas no sistema de transmissão e o uso de armazenamento de energia de forma a contribuir para a linha de pesquisa desta área.

Presidente - Interno ao Programa - 1876380 - THALES SOUSA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1669195 - AHDA PIONKOSKI GRILO PAVANI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1907748 - ALFEU JOAOZINHO SGUAREZI FILHO