PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL FERNANDES IDALGO

DISCENTE : GABRIEL FERNANDES IDALGO
DATA : 19/08/2019
LOCAL: na sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Estudo e análise do modelo de um Motor DC para aplicações de Sistemas de Proteção Anti-Esmagamento em Aplicações automotivas

O controle de torque e velocidade de um motor DC com magneto permanente é frequentemente usado em levantadores de vidro automotivos para sistemas anti-esmagamento da janela automotiva. Neste tipo de motor as ranhuras da armadura no rotor produzem uma ondulação da corrente que é proporcional ao torque eletromagnético, por sua vez, a frequência da ondulação de corrente é proporcional à velocidade mecânica do rotor. Neste trabalho é analisado um modelo variante no tempo do motor DC com magneto permanente utilizando o programa MATLAB/SIMULINK, o modelo considera o efeito do comutador mecânico na corrente, resistência e indutância da armadura. São mostradas as equações convencionais da máquina DC e as equações variantes no tempo considerando as alterações da resistência e indutância da armadura. São apresentados resultados de simulação em malha aberta e fechada. Um controlador PI é usado para controlar a velocidade do motor. Testes experimentais validam os resultados de simulação.

Presidente - Interno ao Programa - 1762419 - CARLOS EDUARDO CAPOVILLA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1907748 - ALFEU JOAOZINHO SGUAREZI FILHO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1669195 - AHDA PIONKOSKI GRILO PAVANI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO