Projeto e Montagem de um Sistema de Controle
Mioelétrico para Braço Róbotica
Nestes últimos anos uma grande variedade de tecnologias assistenciais com base em sinais eletromiográficos (EMG) destinadas a pessoas com membros amputados, são reportadas na literatura. Porém tais tecnologias, como próteses, possuem limitações, sejam pela maneira de acionamento ou pelos altos custos.
Este projeto traz a proposta de desenvolver um protótipo de prótese não invasiva de braço robótico antropoide de baixos custos, que pode ser colocada no antebraço do corpo, e com esta prótese alcançar os movimentos básicos a partir dos sinais de força lidos pelo bíceps com alguns sensores, e posteriormente amplificados por um Sistema Controlador Mioelétrico (CMS). O sistema CMS será projetado/montado sobre uma plataforma Arduino em nosso laboratório.
O sistema EMG para processamento/classificação, em principio tem sido projetado para usar dois canais, utilizando para tal, amplificadores. Pretendemos processar os sinais com o auxilio de programas C/C++.
O CMS está sendo projetado para mover cinco servos motores, cada um puxando algumas cordas presas à prótese da mão para fazer com que os dedos encolherem ou estenderem, dependendo da ordem que o paciente executa com o bíceps. Finalmente este sistema será integrado com sensores de pressão, de maneira de ter um controle na sensibilidade de pressão nos dedos da prótese. Neste projeto não somente envolve a parte eletrônica, se não também teremos o aprendizado com o manuseou de prototipagem rápida e sensoriamento. Arquivos .spr do braço foram retirados da Internet, “Inmoov” e posteriormente impresso em uma de nossas impressoras-3D tipo FDM de código aberto, em tamanho real.