PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURICIO ANTONIO DEFFERT

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAURICIO ANTONIO DEFFERT
DATA : 18/11/2019
LOCAL: sala 304, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Heurísticas para a Alocação Eficiente de Serviços no Espectro Óptico em Redes Ópticas Elásticas

Com o crescimento do tráfego de dados, tais como: redes sociais, diversos equipamentos conectados, tráfego multimídia, voz e vídeo sob demanda, entre outros, as Redes Ópticas são fundamentais e possuem um papel importante para o transporte de dados, garantindo a qualidade dos serviços oferecidos. A tecnologia das Redes Ópticas Elásticas (Elastic Optical Networks (EON)s), trazem novas pesquisas para uma melhor otimização de largura de banda no espectro óptico, sem a necessidade de implementação física de novas fibras ópticas nas redes existentes. Esta pesquisa tem a finalidade de avaliar, com o uso de simulação, uma nova heurística desenvolvida com o objetivo de melhorar a utilização e ocupação do espectro óptico. Com os algoritmos de melhor ocupação espectral, será realizada a atribuição de serviços e a organização de todos os espaços (slots) da banda C de 4,4 THz, permitindo um melhor aproveitamento e flexibilidade do espectro total, pois o mesmo apresenta espaços não contíguos de largura de banda ao longo do tempo, gerando a Probabilidade de Bloqueio (Probabilidade de Bloqueio (PB)) e a fragmentação da rede óptica. A nova heurística desenvolvida apresentou melhores resultados de Qualidade de Serviço (Quality of Service (QoS)) e minimizou a carga computacional do Sistema de Gerenciamento de Rede (Network Management System (NMS)), comparados com o algoritmo First Fit (FF), já utilizado em várias pesquisas presentes na literatura.

Presidente - Interno ao Programa - 1669196 - LUIZ HENRIQUE BONANI DO NASCIMENTO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2566275 - GUSTAVO SOUSA PAVANI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1603840 - JOAO HENRIQUE KLEINSCHMIDT
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1761105 - MURILO BELLEZONI LOIOLA