PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO ALVAREZ DE LIMA

DISCENTE : LEANDRO ALVAREZ DE LIMA
DATA : 15/08/2019
LOCAL: na sala 404, 4º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP
Roteamento e Alocação de Espectro em Redes Ópticas Elásticas por meio de Otimização por Colônia de Formigas

O atual modelo de Redes Ópticas que utiliza Multiplexação por Divisão de Comprimento de Onda (WDM) vem se mostrando insuficiente para atender a demanda de tráfego advinda de serviços como IPTV, vídeos por demanda, ligações de vídeo em tempo real, entre outros, a qual aumenta em cerca de 30% por ano. Uma das soluções mais promissoras para prolongar a vida útil das atuais Redes Ópticas sem que haja a necessidade de alterar a estrutura já instalada são as Redes Ópticas Elásticas (EON). As EONs aproveitam melhor o espectro utilizado ao realizar uma melhor segmentação das larguras de banda, alocando-as de acordo com as necessidades de tráfego. Com essa nova tecnologia, temos o problema de Roteamento e Alocação de Espectro (RSA), que envolve a escolha de uma rota e alocação de espectro para cada requisição. Neste trabalho, propomos o uso de um algoritmo de roteamento baseado em Otimização por Colônia de Formigas (ACO) para resolver o problema do RSA, comparando-o com algoritmos tradicionalmente utilizados em redes ópticas. Embasando-se nos resultados parciais positivos obtidos pelas simulações computacionais neste trabalho, como a diminuição da taxa de probabilidade de bloqueio, o algoritmo ACO proposto pode se tornar uma técnica viável como algoritmo de roteamento em EONs. Para a conclusão da dissertação, está prevista ainda a análise de outras métricas, tais como overhead do protocolo e o tempo de estabelecimento de conexões. Além disso, vislumbra-se a inclusão de roteamento ciente de fragmentação e a inclusão da escolha da modulação no problema do RSA.

Presidente - Interno ao Programa - 2566275 - GUSTAVO SOUSA PAVANI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1669196 - LUIZ HENRIQUE BONANI DO NASCIMENTO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1964056 - JOAO HENRIQUE RANHEL RIBEIRO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1603840 - JOAO HENRIQUE KLEINSCHMIDT