PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de DEFESA: RICARDO OKADA KOBAYASHI

DISCENTE : RICARDO OKADA KOBAYASHI
DATA : 25/04/2019
LOCAL: S017 - Bloco Delta - São Bernardo do Campo

Oportunidade de Uso de Mineração de Dados no Gerenciamento do Portfólio de Restaurantes de Atendimento Rápido: uma abordagem usando BGC e árvores de decisão

Atualmente, um dos desafios enfrentados pelas empresas, em especial as grandes cadeias varejistas, é o de administrar o crescimento da sua organização, de modo estruturado e sustentável.

Uma das muitas formas de propiciar este crescimento é melhorar a performance da operação atual e explorar oportunidades de expandir o negócio.

Infelizmente a busca pela melhoria operacional não funciona como uma panaceia ministrada de modo igualitário, curando todos os problemas e obtendo os mesmos resultados de todos. Muito pelo contrário, a melhoria operacional está relacionada a planos, metas e ações isonômicas, que devem levar em consideração as características e necessidades de cada indivíduo.

Neste caso, para gerir de modo estratégico, uma ferramenta aplicada a gestão de portfólios é a matriz BCG.

Ocorre que, em determinadas organizações, o conhecimento fica preso a pessoas e se perdem ao longo do tempo. Somando a isso, mudanças e evoluções no mercado podem descaracterizar as condições e premissas iniciais e a classificação.

Assim, o presente trabalho visa entregar uma proposta que avalie a fatores relevantes que expliquem a atual classificação, considerando variáveis atuais, aplicando de indução de regras de classificação de arvore de decisão

O modelo proverá critérios para entender os fatores relevantes usados nesta classificação para que, então, se possa avaliar os grupos e seus elementos, permitindo que sejam tomadas ações mais efetivas sobre as lojas a fim de melhorar sua performance ou tomar a decisão de encerrar a operação.

Nesta esteira, espera-se aplicar a mesma metodologia para extrair regras dos grupos alvo desejados (estrela e geradoras de caixa) a fim de obter um modelo mercadológico, apenas com variáveis ambientais, que possa mitigar o risco de insucesso na escolha de novas localizações.

Presidente - 1842803 - PATRICIA BELFIORE FAVERO
Externo ao Programa - 1722875 - DAVID CORREA MARTINS JUNIOR