PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIKA YAHATA

DISCENTE : ERIKA YAHATA
DATA : 27/04/2023
LOCAL: Remoto - https://meet.google.com/uhx-ryji-azo

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EXPLICÁVEL APLICADA À PREDIÇÃO DE DESFECHOS EM SAÚDE

Técnicas baseadas em Inteligência Artificial se mostram promissoras no apoio à decisão na área da saúde no qual diversos estudos mostram a eficiência computacional no processamento de grande quantidade de dados e sua eficácia na contribuição para decisões baseadas nas informações obtidas. Porém, a falta de compreensão nos mecanismos preditivos dos modelos tem levado a busca de novas técnicas baseadas em Inteligência Artificial Explicável que permitam elucidar questões sobre como as predições são realizadas. Neste contexto, este trabalho buscou desenvolver um método baseado em Inteligência Artificial Explicável demonstrando a relação entre dados de entrada e a resposta preditiva. Nos resultados preliminares foram considerando dois métodos de explicabilidade (Local Interpretable Model-agnostic Explanation e Shapley Additive Explanations) em um modelo de classificação de tumores de mama, e concluiu-se que a explicabilidade do modelo indicou características relevantes na classificação do tipo de tumor.

Presidente - Interno ao Programa - 2390463 - PRISCYLA WALESKA TARGINO DE AZEVEDO SIMOES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2334927 - ANDRE KAZUO TAKAHATA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA MARLENE DE SOUZA PIRES - UFSC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544392 - ALINE DE OLIVEIRA NEVES PANAZIO