PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA CUNHA DE CARVALHO

DISCENTE : BRUNA CUNHA DE CARVALHO
DATA : 14/02/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/joao-74

Estudo de programação do plano de dados em P4 para aplicações IoT

A linguagem P4 tem sido utilizada para a programação do plano de dados em equipamentos de redes, como switches e roteadores. Assim, torna possível que programadores expressem como os pacotes devem ser processados dentro do elemento de rede, seja ele físico ou virtual. A linguagem surgiu com o intuito de superar limitações e obstáculos nas tradicionais redes definidas por software, como por exemplo, a necessidade de maior flexibilidade e possibilidade de customização. Este trabalho apresenta um estudo aplicado à IoT em redes sem fio. São mostradas inicialmente as possibilidades de implementação no uso de aplicações IoT e uma comparação entre cenários com e sem P4. Os cenários apresentados foram escolhidos com o objetivo de aprofundar os conhecimentos no uso de P4 focado em IoT. Para tal foi escolhido o simulador de redes Mininet-Wifi, uma extensão do simulador de redes Mininet. O Mininet-Wifi foi implementado com funções complementares ao Mininet no que trata de redes sem fio, já que para o primeiro estas funcionalidades não existiam. E também devido ao fato da P4lang ter desenvolvido uma interface do BMv2 para trabalhar com o Mininet, consequentemente com o Mininet-WiFi. Os resultados preliminares mostram que é possível a utilização de P4 em cenários IoT.

Presidente - Interno ao Programa - 1603840 - JOAO HENRIQUE KLEINSCHMIDT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2566275 - GUSTAVO SOUSA PAVANI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2196309 - CARLOS ALBERTO KAMIENSKI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1669196 - LUIZ HENRIQUE BONANI DO NASCIMENTO