PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de DEFESA: EDILTON TORRES DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDILTON TORRES DE ANDRADE
DATA : 03/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Treinamento de Redes Neurais Convolucionais com Uso de Imagens Sintéticas e Técnicas de Interpretabilidade


PÁGINAS: 85
RESUMO:

A acurácia do Reconhecimento de Imagens por meio de Redes Neurais Convolucionais depende da quantidade e diversidade de cenas das imagens utilizadas no treinamento da rede. Assim, frequentemente a obtenção de várias imagens de uma classe é uma tarefa custosa para o treinamento adequado dessas redes.

Neste trabalho, avaliamos o uso de imagens sintéticas geradas a partir de Modelos 3D para treinamento da rede. Para tanto, foram utilizadas Modelos 3D de cães de diferentes raças com uso de um ambiente virtual tridimensional obtivemos de maneira sintética imagens em diferentes ambientes e posições de câmera.

As simulações realizadas demonstraram que as imagens sintéticas podem ser utilizadas para reconhecimento de objetos reais sendo uma alternativa para obtenção de amostras para treinamento das Redes Neurais Convolucionais. Também aplicando as técnicas de Interpretabilidade de Aprendizado de Máquina podemos medir como o objeto de interesse ante o fundo ou região da imagem foi considerado na classificação e dessa forma diversificar a base de imagens para obter melhor acurácia na classificação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2334927 - ANDRE KAZUO TAKAHATA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1964056 - JOAO HENRIQUE RANHEL RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 072.241.308-42 - JOAO CARLOS LOPES FERNANDES - FATEC-SCS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544392 - ALINE DE OLIVEIRA NEVES PANAZIO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - RAFAEL FERRARI - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 13/04/2022 09:02
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod