PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de DEFESA: FÁBIO DELLA NINA

DISCENTE : FÁBIO DELLA NINA
DATA : 02/05/2022
LOCAL: por participação remota

Análise de Desempenho de Redes Ópticas Elásticas com Cenários de Distribuição Desigual de Tipos de Serviço por Tamanhos de Rota

A Rede Óptica Elástica – Elastic Optical Networks (EON) -  surgiu como uma solução para gerenciar diferentes tipos de serviços, melhorando a escalabilidade e eficiência da rede. No entanto, as EONs tendem a apresentar diferenças no desempenho do serviço devido aos requisitos de largura de banda desiguais. Assim, a proposta deste trabalho é abordar o problema da distribuição dos tipos de serviço de maneira heterogênea de acordo com o tamanho da rota, diferentemente da maior parte das análises que são feitas nos dias de hoje com distribuição homogênea dos tipos de serviços, já que divide os tipos de serviços de maneira proporcional independentemente dos tamanhos das rotas. Pode ser que em algumas situações esta distribuição proporcional não seja a mais adequada, como no caso de existir a escolha do formato de modulação, que implica no requisito de largura de banda. Dessa forma, os resultados de distribuição heterogênea, com o uso de simulação, podem ser muito mais próximos daqueles observados quando existe a escolha do formato de modulação em função do tamanho das rotas. A motivação para tal estudo é determinar o impacto que estas variações pontuais nas probabilidades de tráfego tem no desempenho global da rede.

Presidente - Interno ao Programa - 1669196 - LUIZ HENRIQUE BONANI DO NASCIMENTO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1603840 - JOAO HENRIQUE KLEINSCHMIDT
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - HELIO WALDMAN - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - RANGEL ARTHUR - UNICAMP