PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de DEFESA: ANDERSON PASSOS DE ARAGÃO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDERSON PASSOS DE ARAGÃO
DATA : 19/12/2019
LOCAL: sala 305, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

SIMULADOR E OTIMIZADOR APLICADO AO PLANEJAMENTO ENERGÉTICO DE SISTEMAS HIDROTÉRMICOS DE POTÊNCIA USANDO INTELIGENCIA ARTIFICIAL

A coordenação hidrotérmica pode ser definida como um problema para determinar o uso otimizado dos recursos hidroelétricos e térmicos disponíveis durante um horizonte de planejamento. Em sistemas hidrotérmicos de geração com predominância de usinas hidroelétricas, como é o caso do sistema brasileiro, busca-se substituir, na medida do possível, a geração termoelétrica por geração hidráulica de forma a minimizar o custo da operação do sistema. Portanto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um módulo de geração para um sistema de suporte à decisão aplicado ao problema da coordenação hidrotérmica denominado de Energ.IA. Neste módulo foi desenvolvido um otimizador baseado em inteligência computacional, por meio do emprego de um algoritmo de Otimização por Enxame de Partículas (PSO) combinado com um Fluxo em Rede com arcos capacitados. Além disso, levou-se em consideração as usinas hidroelétricas individualizadas, utilizando dados reais, tanto das características construtivas das usinas quanto das vazões afluentes naturais. O algoritmo proposto possibilita também o uso da transferência de água entre rios e bacias na otimização da política operacional dos reservatórios das usinas hidroelétricas, em contribuição ao planejamento da operação do sistema hidrotérmico brasileiro. O módulo desenvolvido ainda integra um banco de dados com informações sobre o sistema hidroelétrico, uma interface gráfica para facilitar a definição dos dados de otimização e a visualização das características de todas as usinas hidroelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN). Foram realizados diversos estudos de caso considerando 1 uma usina hidroelétrica, 2 usinas e 4 usinas em cascata e um estudo com uma cascata de 7 usinas em formato de Y. A transferência de água entre rios foi analisada por meio de dois estudos de caso considerando 4 usinas hidroelétricas, considerando diferentes cenários hidrológicos. Além dos estudos relativos ao desempenho do algoritmo, foi realizado um estudo considerando o custo da produção da energia elétrica com o uso da transferência e sem o seu uso. Também foi realizado estudos relativos à emissão de CO2, caso a energia decorrente da transferência de água fosse realizada por usinas termoelétricas. Os resultados apresentados se mostraram satisfatórios acompanhando a tendência do que se tem encontrado na literatura em todos os estudos de caso considerados.

Presidente - Interno ao Programa - 1544340 - PATRICIA TEIXEIRA LEITE ASANO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1876380 - THALES SOUSA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1809834 - ANDREA DE OLIVEIRA CARDOSO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 433669 - FABIANA APARECIDA DE TOLEDO SILVA