PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: GUILHERME TORRES DE ALENCAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUILHERME TORRES DE ALENCAR
DATA : 26/11/2019
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

DETECÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DE FALTAS EM LINHAS DE TRANSMISSÃO UTILIZANDO ANÁLISE DE COMPONENTES INDEPENDENTES

Linhas de transmissão são os elementos do sistema elétrico de potência mais susceptíveis a falhas, provocadas por diversos fatores, tais como: raios, chuvas, defeitos de componentes, acidentes, dentre outros. Para garantir a continuidade e segurança do fornecimento de energia, a localização das faltas deve ser a mais rápida e eficiente possível. Haja vista a importância deste tema, diversos estudos são desenvolvidos para aprimorar a localização das faltas nos sistemas de transmissão, incluindo os métodos baseados em ondas viajantes. Estes métodos consistem em identificar e utilizar os tempos de incidência e reflexão das ondas viajantes, que surgem após distúrbios no sistema, e trafegam ao longo das linhas de transmissão. Considerando tal conceito, o objetivo principal deste trabalho é desenvolver um método baseado em Análise de Componentes Independentes (ICA - Independent Component Analysis) para a localização de faltas em linhas de transmissão. Os resultados obtidos com o método proposto são comparados com os resultados provenientes de um algoritmo baseado em Transformada Wavelet para a localização de faltas em linhas de transmissão, já bastante explorado na literatura. Para uma diversa gama de condições de faltas em linhas de transmissão, observa-se a superioridade do algoritmo proposto. Além do método de localização de faltas, este trabalho também apresenta uma proposta para a etapa de pré-localização, ou seja, para as etapas de detecção e classificação de faltas. Nessas etapas são utilizadas medidas de distância euclidiana para identificar situações faltosas, bem como identificar as fases envolvidas na falta. Diante de um grande número de testes, considerando diferentes situações operativas, observou-se a eficácia da proposta de pré-localização.

Presidente - Interno ao Programa - 1545354 - RICARDO CANELOI DOS SANTOS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIO OLESKOVICZ - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545701 - IVAN ROBERTO SANTANA CASELLA