PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREA CAROLINA GUTIERREZ GOMEZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDREA CAROLINA GUTIERREZ GOMEZ
DATA : 30/10/2019
LOCAL: Bloco A, torre 1, sala R604-1

AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO TERMOQUÍMICO DAS CINZAS DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E SEU IMPACTO EM SISTEMAS DE COMBUSTÃO PARA QUEIMA DIRETA

No processo de combustão de RSU em caldeiras do tipo mass burnig, o elevado teor de cinzas pode causar problemas devido ao elevado risco de formação de escória e de incrustação dos dispositivos envolvidos no processo, o que impacta negativamente o seu desempenho e ocasiona danos os equipamentos que constituem o sistema de combustão. Para avaliar o comportamento termoquímico das cinzas dos RSU será necessário realizar uma série de análises que envolvem desde o estudo de sua composição química elementar até o seu comportamento quando são submetidas a altas temperaturas, empregando-se como modelo de sistema de conversão térmica caldeiras para queima direta. As análises das cinzas de cada categoria combustível presente no fluxo de RSU compreendem: a determinação da decomposição térmica; a composição elementar; as temperaturas de fusão; e a composição de minerais complexos. Assim, o conhecimento das particularidades das cinzas dos RSU proporcionará uma melhor compreensão das diferentes impurezas e mecanismos de deposição (escorificação e incrustação), comumente presentes em sistemas de combustão, podendo ser empregado no desenvolvimento de equipamentos que resistam a sua ação ou na identificação dos cuidados que devem ser tomados no projeto e controle de funcionamento deste tipo de equipamentos.

Presidente - Interno ao Programa - 1648855 - ANA MARIA PEREIRA NETO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2363082 - SILVIA AZUCENA NEBRA DE PEREZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JUAN HAROLD SOSA ARNAO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1977178 - REYNALDO PALACIOS BERECHE