PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de DEFESA: BRUNA PATRICIA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA PATRICIA DE OLIVEIRA
DATA : 26/08/2022
LOCAL: Via remoto pelo link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/gilberto-2

Digestão anaeróbia de resíduos alimentares em reatores do tipo garagem

A digestão anaeróbia seca, realizada através dos sistemas do tipo garagem têm se mostrado eficientes em experiências na Europa, são adequados à realidade brasileira, considerando as características dos resíduos sólidos urbanos brasileiros, pois possibilitam o tratamento dos resíduos com elevado teor de impróprios. Há, entretanto, um extenso caminho a ser percorrido para sua implantação em função do estágio inicial de desenvolvimento dessa tecnologia no país e dos desafios operacionais a serem superados. O objetivo desse trabalho foi avaliar experimentalmente em escala de bancada a influência de parâmetros operacionais relevantes para essa tecnologia, visando obter informações que auxiliassem o comissionamento de uma planta piloto no município de Bertioga-SP. Foi realizado um experimento em sistema do tipo garagem em escala de bancada empregando resíduos alimentares estocados previamente em condições ambiente, utilizando uma baixa relação inóculo/substrato (2:5 em massa e 0,05:1 em base nos sólidos voláteis). O reator não produziu biogás durante os 43 dias de teste, mas foi possível observar uma série de problemas, que podem ser evitados no reator piloto. Observou-se que a baixa relação de SV entre inóculo e substrato pode proporcionar excesso de carga orgânica na partida e a natureza granular do inóculo utilizado pode provocar entupimentos, destacando-se a importância do uso de sistemas de recirculação adequados, além da biomassa  granular ficar retida na massa de resíduos no túnel pela dificuldade de permeabilidade. Outro experimento analisou a influência do tempo de extração para análises de sólidos dissolvidos dos resíduos alimentares. Embora tenha-se apresentado uma proposta metodológica para essa extração, os resultados indicaram que essa análise não é relevante para a caracterização desse substrato. Também foi proposto um procedimento para a medição de pH mais precisa dos resíduos alimentares, empregando-se diluição de 10 g em 100mL e extração através de agitação mecânica a 800 rpm por 10 min, seguida por centrifugação a 10.000 rpm a 25° C por 10 min para posterior medição. Outro experimento avaliou a influência do tempo de armazenamento em condições ambiente e do pré-tratamento de aeração contínua forçada no potencial bioquímico de metano (PBM) dos resíduos alimentares. Os resultados demonstraram um aumento da produção específica de metano dos resíduos armazenados por 7 dias (425 NmL CH4.g-1SV) em comparação com resíduos frescos (375 NmL CH4.g-1SV). A adoção de aeração forçada e contínua por 4 dias produziu 456 NmL de CH4.g-1SV para a fração lixiviada, 1,22 vezes maior do que o resíduo fresco, evidenciando que a aplicação de aeração como pré-tratamento pode ser uma alternativa para otimizar a produção de metano. Tais resultados podem auxiliar o desenvolvimento desse tipo de tecnologia, solucionar e prevenir problemas em reatores em escala piloto e comercial.

Presidente - Interno ao Programa - 1548098 - GILBERTO MARTINS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2605882 - JULIANA TOFANO DE CAMPOS LEITE TONELI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1646410 - ROSELI FREDERIGI BENASSI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - THOMAZ DE GOUVEIA - IPT-SP