PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

PROJETO FAPESP/SABESP - BOLSA DE PÓS-DOUTORAOD

Oportunidade!!

divulgação de uma vaga de bolsa de Pós-doutorado  vinculada ao projeto Fapesp/SABESP.

site da FAPESP:  https://fapesp.br/oportunidades/4415/

Título do projeto FAPESP

Título do projeto em inglês

Descrição da vaga

O projeto faz parte do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica, parceria Fapesp-SABESP. O bolsista atuará no desenvolvimento de uma metodologia que possibilite recomendar a tecnologia mais apropriada para o tratamento e/ou a recuperação energética de resíduos sólidos urbanos (RSU), a partir de um conjunto reduzido de dados experimentais das propriedades termofísicas desses resíduos.

Requisitos: Doutorado em Energia, Engenharia de Energia, Engenharia Mecânica ou áreas afins; Experiência em métodos estatísticos para o desenvolvimento de metodologias de amostragem aplicadas ao tamanho de amostras; Experiência na construção de modelos matemáticos/estatísticos de predição de potencial de recuperação energética de RSU ou afins.

Desejável: Experiência em pesquisas experimentais com RSU (análise gravimétrica e análises laboratoriais); Conhecimento em normas nacionais e internacionais sobre o tema; Sólidos conhecimentos em métodos estatísticos para validação de modelos, determinação de tamanho de amostra e agrupamento de dados.

Os interessados deverão enviar e-mail para juliana.toneli@ufabc.edu.br, até a data limite com o assunto “PosDoc Projeto SABESP” anexando:  Carta de motivação; Súmula curricular (modelo FAPESP); Diploma ou certificado de doutorado; 3 publicações mais relevantes na área de pesquisa do projeto; 2 contatos para referência.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Duração: 24 meses, sendo renovável por mais 12 meses.

Descrição da vaga em inglês

The project is part of the Research Support Program in Partnership for Technological Innovation, a FAPESP-SABESP partnership. The researcher should develop a new methodology to indicate the most suitable technology for the treatment and/or energy recovery of municipal solid waste (MSW), based on a reduced sample of experimental data on the thermophysical properties of MSW.

Requirements: Ph.D. in Energy, Energy Engineering, Mechanical Engineering or related fields; Experience in statistical methods for the development of sampling methodologies applied to sample size; Experience in the development of mathematical and/or statistical models to predict energy recovery potential of MSW or similar.

Additional Skills: Experience in experimental research with MSW (gravimetric and laboratory analysis); Knowledge of national and international standards on the subject; Solid knowledge in statistical methods of model validation, sample size determination and data clustering.

Candidates must send an e-mail by the deadline to juliana.toneli@ufabc.edu.br, with the subject “PosDoc Projeto SABESP” with the following items attached: Motivation letter; Curricular summary (FAPESP model); Diploma or certificate of the doctoral degree; 3 most relevant publications in the project's research area; 2 contacts for professional references.

This opportunity is open to candidates of any nationality. The selected candidate will receive a FAPESP’s Post-Doctoral fellowship in the amount of R$ 7,373.10 monthly and a research contingency fund, equivalent to 10% of the annual value of the fellowship which should be spent in items directly related to the research activity.

Concession: 24 months, renewable for another 12 months.

Quantidade de vagas

Cidade onde será realizada