PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de DEFESA: ALEXANDER LUCAS BUSSE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDER LUCAS BUSSE
DATA : 14/12/2020
LOCAL: Sessão de defesa remota

CLASSIFICAÇÃO E DEDICAÇÃO DE ESTRUTURAS, SISTEMAS E COMPONENTES PARA REATORES NUCLEARES DE PESQUISA

O princípio de segurança mais importante para um reator nuclear é a capacidade de desligar e manter a usina nuclear em uma condição segura, mesmo após a ocorrência de um acidente de projeto postulado. É com base neste princípio que todas as funções são categorizadas de acordo com sua relevância para a segurança do reator. Na sequência, todas as Estruturas, Sistemas e Componentes (ESCs) da usina nuclear devem ser devidamente classificados seguindo um método claro e objetivo que permita a correlação com padrões técnicos e de qualidade para garantir a disponibilidade das funções de segurança. Muitos países, incluindo o Brasil, não possuem regulamentações claras que determinem os critérios e discriminem o processo de classificação do reator de pesquisa. A falta de uma regulamentação clara do reator de pesquisa exige que as projetistas de instalações nucleares classifiquem as ESCs usando a regulamentação do reator de potência. No entanto, dadas as características únicas dos reatores de pesquisa, os requisitos de segurança podem não ser necessariamente os mesmos que os aplicados aos reatores nucleares de potência. Isso torna a abordagem adotada tecnicamente conservadora, geralmente superdimensionada e cara. Este trabalho tem dois objetivos: a) apresentar um método objetivo para realizar a classificação de segurança de ESCs em reatores de pesquisa. b) investigar a possibilidade de utilizar a abordagem de dedicação (uso de itens comerciais para o desempenho de funções de segurança) em reatores de pesquisa, seguindo a experiência adquirida pelos operadores de reatores de potência nesta matéria. Inicialmente, é proposto um método de classificação que está em conformidade com os regulamentos nacionais vigentes e está em linha com as mais recentes diretrizes de segurança e classificação para ESCs das agências de licenciamento internacionais. Posteriormente, é realizada uma análise probabilística de segurança (APS) em um reator de pesquisa do tipo piscina para demonstrar a segurança intrínseca e a ampla disponibilidade funcional para desligamento do reator. Assim, o método proposto é exemplificado aplicando-o para a classificação de segurança da motobomba do sistema de refrigeração do núcleo do reator RMB. Aplicações similares possuem potencial de redução de custos em torno de 80% em relação aos métodos tradicionalmente aplicados para qualificação de ESCs.

Presidente - Interno ao Programa - 6670680 - JOAO MANOEL LOSADA MOREIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 670232 - JOSE RUBENS MAIORINO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2263681 - PEDRO CARLOS RUSSO ROSSI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - Jorge Alexandre Onoda