PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de DEFESA: ALEXANDRE DE FREITAS MONTEIRO

DISCENTE : ALEXANDRE DE FREITAS MONTEIRO
DATA : 03/09/2020
LOCAL: Santo André

COMPENSAÇÃO DE DESEQUILÍBRIO DE TENSÃO POR GERADOR DE INDUÇÃO DUPLAMENTE ALIMENTADO EM MICRORREDES OPERANDO DE FORMA ILHADA

Microrrede de distribuição de energia elétrica é um conceito relativamente novo e tem atraído a atenção de pesquisadores, empresas e até setores do governo. A vantagem de possuir uma rede própria, que possa operar com ou sem o suporte de uma rede de distribuição mais robusta, e dar mais espaço para utilização de conceitos de smart grids; incentivar o uso de fontes energéticas renováveis distribuídas e; principalmente, buscar mais independência financeira da concessionária. No entanto, em condições de ilhamento, os geradores e sistemas de armazenamento de energia devem continuar dando suporte de tensão e frequência para a microrrede, a fim de garantir que os requisitos mínimos de qualidade de energia sejam devidamente respeitados. Neste modo de operação, a rede está susceptível a elevados valores de desequilíbrio, uma vez que opera com baixo nível de curto-circuito. Neste contexto, o controle da geração distribuída conectada via conversores pode ser utilizado para compensar parcial ou totalmente os desequilíbrios da microrrede. Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de compensação de desequilíbrios em microrredes operando no modo ilhado utilizando os conversores de potência de uma turbina eólica, empregando gerador de indução duplamente alimentado. A validação da metodologia de compensação é realizada por simulações computacionais, utilizando o software Simulink do MatLab e uma microrrede bechmark.

Presidente - Interno ao Programa - 1669195 - AHDA PIONKOSKI GRILO PAVANI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MAURICIO BARBOSA DE CAMARGO SALLES - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671333 - EDMARCIO ANTONIO BELATI