PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS AUGUSTO PEREIRA DE ALMEIDA

STUDENT : CARLOS AUGUSTO PEREIRA DE ALMEIDA
DATE: 07/05/2024
TIME: 16:30
LOCAL: Sala 206 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC
TITLE:

O TRÁFICO DE DROGAS NO MERCADO VAREJISTA DE SÃO PAULO: Novas dinâmicas, a exploração dos trabalhadores nas lojinhas e a influência do crime organizado

PAGES: 60
BIG AREA: Ciências Humanas
AREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas
SUMMARY:

Este trabalho tem como principal objetivo demonstrar as dinâmicas do tráfico de drogas no varejo com um olhar atento aos pontos de venda na região metropolitana de São Paulo, destacando as relações de trabalho entre seus atores, agentes que atuam na extremidade mais pobre e vulnerável do tráfico de drogas, as “bocas de fumo” ou “biqueiras” que atualmente são chamadas de “lojinhas”. Nossa proposta é expor as condições precárias que os trabalhadores dessas lojinhas estão submetidos, pois além de sofrerem com a intensa exploração de sua mão de obra, estão a mercê dos diversos tipos de violência que este tipo de trabalho pode proporcionar, como ações repressivas do Estado representado pelas polícias e pelo judiciário e dos próprios atores que coordenam o tráfico. Utilizamos como metodologia revisão bibliográfica destacando o mercado de drogas no varejo e apontando como ocorre a exploração da mão de obra nesses espaços, desmistificando a ideia de que o tráfico é um mercado universalmente lucrativo, pois, para quem atua na extremidade deste mercado a realidade é outra, além de entrevistas realizadas com algumas pessoas que por algum tempo atuaram nessa linha de frente. Neste sentido, pretendemos trazer à tona um lado do tráfico de drogas que não possui vantagem econômica, pois seus trabalhadores estão inseridos em um contexto de exploração e violência, o que não os permite qualquer tipo de ascensão social, ao invés disso o torna cada vez mais dependente deste modelo explorador. Em suma, neste trabalho iremos decompor a estrutura hierárquica da “lojinha”, classificando as funções de cada trabalhador, observando os problemas e riscos que cada um deles corre em sua atividade específica, descrevendo a atuação de cada um deles.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1891496 - CAMILA CALDEIRA NUNES DIAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1768114 - MARIA LIVIA DE TOMMASI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANA PAULA GALDEANO CRUZ - CEBRAP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2222046 - ALESSANDRA TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 11/04/2024 20:57