PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: GIOVANNA FERRARI

STUDENT : GIOVANNA FERRARI
DATE: 02/05/2024
TIME: 14:00
LOCAL: Remoto
TITLE:

LAVAGEM DE DINHEIRO E ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS: A SUBSISTÊNCIA DAS REDES CRIMINAIS

PAGES: 86
BIG AREA: Ciências Humanas
AREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas
SUMMARY:

O presente trabalho explora inicialmente o histórico e evolução da legislação de combate ao delito de lavagem de dinheiro, resultando na análise da Lei no 9.613/1998 e suas respectivas alterações. Nesse contexto, não é possível deixar de ressaltar as gerações das legislações relativas à lavagem de capital e o atual estágio brasileiro. Após, há demonstração de breve discussão sobre as fases da lavagem de dinheiro, necessárias para o entendimento de como, possivelmente, ocorre dentro das organizações criminosas. Em seguida, há introdução sobre o estudo da expansão das organizações criminosas, especialmente, do Primeiro Comando da Capital (PCC) e como a globalização expandiu as redes criminais, necessitando de práticas que lavassem o dinheiro ilícito, tornando-o lícito e reinserindo na economia formal. Com isso, inevitável a demonstração da expansão do tráfico ilícito de entorpecentes na dinâmica das organizações criminosas brasileiras, especialmente, o Primeiro Comando da Capital (PCC), o que gerou a busca pelo crescimento além das fronteiras nacionais. Por fim, demonstra-se como pretende-se chegar ao objetivo principal do trabalho, a análise sobre como as redes criminosas brasileiras se utilizam da lavagem de dinheiro como instrumento para sua subsistência dentro e fora do território nacional, permitindo, assim, o fortalecimento de suas redes criminosas para além das fronteiras.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1891496 - CAMILA CALDEIRA NUNES DIAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1995535 - ELIAS DAVID MORALES MARTINEZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CLEBER DA SILVA LOPES - UEL
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2222046 - ALESSANDRA TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 27/03/2024 23:17