PPGCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgcta

Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANE BEZERRA DA SILVA

STUDENT : VIVIANE BEZERRA DA SILVA
DATE: 14/03/2024
TIME: 10:00
LOCAL: UFABC
TITLE:

AVALIAÇÃO DE MEMBRANAS DE ULTRAFILTRAÇÃO (UF) DE MATRIZ MISTA SINTETIZADAS COM NANOPARTÍCULAS DE ÓXIDO DE ZINCO (ZnO) PARA TRATAMENTO DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO

PAGES: 63
BIG AREA: Engenharias
AREA: Engenharia Ambiental
SUBÁREA: Saneamento Básico/Esgotos/Reator Anaeróbico
SUMMARY:

No contexto mundial atual, um dos grandes desafios do rápido desenvolvimento econômico e social é a exploração sustentável dos recursos naturais. Nesse cenário, a gestão eficiente da água torna-se um elo crítico, fundamental para diversos setores. Diversas técnicas têm emergido para recuperar e tratar águas contaminadas, essenciais para uso industrial, agrícola e humano. A urbanização e a expansão industrial geram mais águas residuárias, intensificando a demanda por tecnologias mais eficientes. No entanto, problemas de depósito na membrana (fouling) persistem, impulsionando pesquisas para melhorias dos processos. O presente projeto possui o objetivo de sintetizar e caracterizar membranas nanocompósitas de polietersulfona (PES), com diferentes proporções de ZnO (óxido de zinco) para tratar águas de mananciais superficiais. As membranas serão sintetizadas pelo método da separação de fases induzida por não-solvente (NIPS). As membranas serão avaliadas quanto a morfologia, porosidade, hidrofilicidade e permeabilidade, além de serem testadas quanto à capacidade de mitigação de depósito em célula de filtração tangencial com soluções modelo de BSA (albumina sérica bovina) e HA (ácido úmico) para simular a matéria orgânica natural (NOM) e posterior análise do depósito com amostra real de manancial de água superficial e avaliação da limpeza química. Os resultados preliminares sugerem que as membranas modificadas apresentaram desempenho superior à membrana controle composta somente por PES. Os resultados mostram que a adição de 0,75% de ZnO em massa, melhorou a propriedade hidrofílica da membrana, o que é demonstrado pelo aumento de aproximadamente 226,7% do fluxo de permeabilidade em relação à membrana não modificada. A membrana 1,0% de ZnO em massa apresentou valores fluxo de água pura e permeabilidade próximos aos da membrana controle, o que pode indicar que a adição de 1,0% de ZnO na solução de síntese em relação ao polímero, não demonstra significativo ganho de fluxo. O raio médio dos poros (Rm) das membranas foi alterado de maneira não linear com a adição de ZnO. Com a adição excessiva de ZnO o Rm foi reduzido para abaixo do tamanho da membrana controle de PES, indicando que ocorreu um aumento da viscosidade da solução e supressão do desenvolvimento de poros maiores. As membranas controle e nanocompósitas apresentaram ângulos de contato similares. A melhor proporção de ZnO, considerando o ângulo de contato é de 0,75%, onde a membrana apresentou um ângulo de 51,84°. A partir destes resultados o projeto seguirá para as próximas etapas, conforme previsto em cronograma.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1073159 - EDUARDO LUCAS SUBTIL
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1814655 - LUCIA HELENA GOMES COELHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS MIERZWA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1646410 - ROSELI FREDERIGI BENASSI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2342998 - RODRIGO DE FREITAS BUENO
Notícia cadastrada em: 04/03/2024 16:41