PPGCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgcta

Banca de DEFESA: GABRIELLE SEGATTI SOARES ALMEIDA

STUDENT : GABRIELLE SEGATTI SOARES ALMEIDA
DATE: 07/03/2024
TIME: 14:00
LOCAL: Online

EFEITOS INDIVIDUAIS E COMBINADOS DOS ESTRESSORES AGRÍCOLAS E DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS DE RIACHOS TROPICAIS

PAGES: 73
BIG AREA: Ciências Biológicas
AREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada

As atividades agrícolas causam mudanças no uso do solo e afetam a integridade ecológica de riachos, onde os principais impactos estão relacionados ao aumento da entrada de nutrientes e sedimentos, além das mudanças na dinâmica do fluxo da água. Geralmente, os estressores afetam os ecossistemas aquáticos simultaneamente, porém os efeitos combinados desses múltiplos estressores em riachos ainda são pouco compreendidos. Diante disso, testamos os efeitos singulares e combinados de três estressores agrícolas (enriquecimento com nutrientes, deposição de sedimentos, velocidade de fluxo reduzida) na riqueza e abundância da comunidade de macroinvertebrados bentônicos de riachos tropicais, utilizando o sistema ExStream. O sistema ExStream consiste em 128 mesocosmos que simulam riachos, com as mesmas características físicas e químicas de riachos naturais. Os resultados mostraram que tanto para riqueza, quanto para abundância, o efeito singular do enriquecimento com nitrato não se mostrou tão nocivo quanto os efeitos da combinação dos estressores. A combinação que apresentou maior nocividade para a comunidade de macroinvertebrados bentônicos foi a combinação do aumento de nitrato, com a redução do fluxo e aumento da sedimentação, na qual apresentou valores de riqueza e abundância menores do que os efeitos singulares de nitrato. Portanto, os resultados indicam que riachos impactados pelo enriquecimento de nutrientes, podem ser ainda mais degradados quando são submetidos a deposição de sedimentos e redução na vazão, na qual é comumente observada em riachos agrícolas.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 3047358 - RICARDO HIDEO TANIWAKI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1814655 - LUCIA HELENA GOMES COELHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - VICTOR SATORU SAITO - UFSCAR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1646410 - ROSELI FREDERIGI BENASSI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1222415 - MERCIA REGINA DOMINGUES MORETTO
Notícia cadastrada em: 27/02/2024 13:48