PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: PEDRO TENDRIH SODRÉ

DISCENTE : PEDRO TENDRIH SODRÉ
DATA : 02/09/2019
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC

Arquiteturas Micelares Macroestruturadas para Reações Aldol Seletivas: uma Abordagem in Silico Multiescala

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
ESPECIALIDADE: Química Teórica

Estruturas supramoleculares são conhecidas por apresentarem propriedades interessantes. A formação de domínios como resultado de interações químicas específicas é diretamente relacionado à essas propriedades. Uma aplicação particular inclúi o uso destas estruturas em catálise para reações orgânicas específicas. Devido à auto-montagem em micelas, lipopeptídeos contendo L-Prolina exibem atividade catalítica em reações aldol, em meio aquoso. Neste trabalho propriedades dinâmicas e estruturais são estudadas, por meio de Dinâmica Molecular, em micelas lipopeptídicas compostas de uma pequena sequência peptídica ligadas à uma cadeia alquílica. Mais especificamente, nós investigamos micelas compostas dos lipopeptídeos PRWC16, PRWGC18 e PRWGC18-2.

PRWGC18 contêm uma cadeia peptídica composta pelos resíduos de prolina, arginina, triptofano e glicina com uma ligação do tipo amida entre peptídeo e cadeia alquílica, enquanto que o lipopeptídeo PRWC16 apresenta uma ligação do tipo ester diretamente do resíduo triptofano, sem a glicina. Resultados muito parecidos foram obtidos para o PRWGC18 em comparação com PRWGC18-2.

Condições iniciais para o agregado micelar foram geradas utilizando o PACKMOL. A caracterização deste sistema foi feito efetuando simulações de dinâmica molecular utilizando os campos de força ff14sb, lipid11 e lipid14. A caracterização das estruturas micelares foi feito utilizando Distribuição de Função Radial (DFR), Raio de Giro (RG) e Ligação de Hidrogênio (LH). Os códigos AMBER14 e AMBER18 foram utilizados ao longe deste trabalho.

os resultados são semelhantes entre os agregados micelares. As distribuições de função radial mostram semelhanças entre as micelas PRWC16 e PRWGC18, considerando que PRWGC18 possuí uma distribuição mais larga em comparação com PRWC16. Maiores flutuações foram observadas para o PRWC16 como medido pelas variações no Raio de Giro. Análises de Ligação de Hidrogênio mostram que as ligações de Hidrogênio adicionais glicina-triptofano e glicina-arginina aumentam a estabilidade do PRWGC18 em relação ao PRWC16. A adição de ciclohexanona (um reagente da reação aldol) perturba a estrutura micelar se acumulando em seu interior, resultando em um efeito de pré concentração próximo ao resíduo prolina, possívelmente favorecendo a formação do intermediário enamina.

Mecânica Quântica(MQ) foi utilizada para construir caminhos de reações elementares de uma reação aldol, diasteroisomérica, entre ciclohexanona e p-nitrobenzaldeído. Essas reações são conhecidas por serem fortemente influenciáveis pelo solvente e temperatura. Quatro estereoisômeros podem ocorrer devido à natureza do intermediário enamina formado pela L-prolina com a ciclohexanona. Nós utilizamos a Teoria do Funcional da Densidade (TFD) em nossos cálculos com o funcional B3LYP, o conjunto de bases 6-311++G(d,p) e o modelo SMD para modelar o ambiente aquoso. Todos os cálculos foram realizados utilizando o código Orca 4.1.

Os estados de transição diasteroisoméricos de anéis de 6 membros podem ser compreendidos em termos de confórmeros: Enquanto isômeros (S) são cadeiras, conformações (R) correspondem à meio-barco. Para favorecer os isômeros (R), seria necessário um catalisador específico para estabilizar esses estados de transição em relação aos isômeros (S,R) e (S,S).

A menor barreira de energia obtida foi o isômero (S,R) (8.3 kcal/mol), concordando com dados experimentais. O valor é 2.6 kcal/mol menor em relação à barreira do isômero SS e 3.3 kcal/mol menor do que o isômero R mais próximo.

Presidente - Interno ao Programa - 1544403 - MAURICIO DOMINGUES COUTINHO NETO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544341 - WENDEL ANDRADE ALVES
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1309493 - PEDRO ALVES DA SILVA AUTRETO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 149.405.258-05 - KATHIA MARIA HONORIO - USP