PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: BÁRBARA SCOLA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : BÁRBARA SCOLA RODRIGUES
DATE: 05/02/2024
TIME: 13:00
LOCAL: Sala 303 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TITLE:

Dispositivos fotoativos baseados em heterojunções de Vanadato de Bismuto e Óxido de Tungstênio sobre Grafeno

PAGES: 368
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
SPECIALTY: Foto-Química Inorgânica
SUMMARY:

Vanadato de bismuto (BiVO4) destaca-se como um material promissor para converter a luz solar em hidrogênio devido às suas propriedades, que incluem uma estreita energia de bandgap e uma excepcional estabilidade física e química. Porém, suas altas taxas de recombinação têm dificultado seu uso como foto(eletro)catalisador. Estratégias como dopagem com tungstênio (W) e formação de heterojunção com óxido de tungstênio (WO3) surgiram como opções particularmente atrativas para aprimorar seu desempenho. A otimização de dispositivos fotoativos depende de propriedades como estrutura cristalina e interface de heterojunção, controláveis pelo método de síntese. Além disso, os dispositivos podem ser otimizados pela adição de um material altamente condutivo que auxilia na transferência de carga como o óxido de grafeno (GO). Neste estudo, foi investigado a fabricação de foto(eletro)catalisadores baseados em heterojunções de BiVO4 dopado com tungstênio e WO3 sobre GO, por meio de síntese assistida por micro-ondas. Embora a síntese assistida por micro-ondas seja potente para redução no tempo de síntese, seu impacto nos parâmetros sintéticos ainda é pouco explorado. Neste contexto, o presente trabalho apresenta propostas de correlação entre propriedades dos materiais resultantes e a condição de síntese. No caso de (W)BiVO4 observou-se que a escolha do solvente foi crucial para o controle de morfologia e estrutura cristalina. Somado a isso, a dopagem de tungstênio e a redução do tempo de síntese provaram-se eficazes no aprimoramento da atividade fotocatalítica. Como resultado, estruturas hierárquicas de W-BiVO4(preparado em etilenoglicol) /WO3 apresentou fotocorrente 16 vezes maior que W-BiVO4(preparado em etanol) /WO3 em relação à reação de evolução do oxigênio (OER). WO3 foi modificado com GO em uma síntese de micro-ondas one-pot, onde foi observado o efeito crucial da cavidade de micro-ondas nas propriedades dos materiais. Foram obtidas heterojunções de WO3/GO fotoativos com estrutura cristalina ajustável ao alterar temperatura e tempo de síntese. Os resultados mostraram que é possível modular as propriedades e eficiência de fotocatalisadores através do ajuste fino das condições de micro-ondas.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 2351974 - JULIANA DOS SANTOS DE SOUZA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1601156 - WAGNER ALVES CARVALHO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1838759 - JANAINA DE SOUZA GARCIA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ITALO ODONE MAZALI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - THIAGO DE CARVALHO CIPRIANO - SENAI INOV
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1844792 - AMEDEA BAROZZI SEABRA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1734908 - FABIO FURLAN FERREIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA VALNICE BOLDRIN
Notícia cadastrada em: 25/01/2024 06:55