PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO MORAIS NETO

STUDENT : ANTONIO MORAIS NETO
DATE: 06/11/2023
TIME: 14:30
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/monica-52
TITLE:

NATUREZA DA INTERAÇÃO  DOS PARES ADENINA-5-HALOURACILA COM NANOPARTÍCULAS DE PRATA: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-EXPERIMENTAL

PAGES: 20
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
SPECIALTY: Métodos Óticos de Análise
SUMMARY:

Nos últimos anos, os derivados halogenados 5-substituídos de uracila (5-fluoro, 5-cloro e 5-bromouracil) têm chamado a atenção devido às suas propriedades farmacológicas e sua importância como biomarcadores e, recentemente, também como poluentes da água. Do ponto de vista analítico, espera-se níveis muito baixos destas espécies em amostras biológicas e ambientais,  e assim,  o desenvolvimento de metodologias para sua determinação é um objetivo interessante em pesquisa. A técnica Raman e seu efeito especial, Espalhamento Raman intensificado pela superfície (SERS), é uma abordagem muito adequada para detectar e quantificar esse tipo de compostos, principalmente porque a maioria dos derivados de DNA e RNA são bons espalhadores de luz, produzindo espectros ricos em informação estrutural. Na prática, o aumento do sinal Raman requer uma superfície de metal nobre nanoestruturada com as espécies de interesse ligadas ou próximas a ele, e para maximizar o efeito, uma compreensão mais profunda da natureza da interação analito-superfície metálica é desejável. As informações estruturais fornecidas pelos espectros SERS podem ser reforçadas por abordagens teóricas, como os cálculos da Teoria do Funcional da Densidade (DFT). Na primeira parte deste trabalho, os 5-halouracils aderidos a nanopartículas de prata (AgNPs) foram estudados experimentalmente e teoricamente e para ouro teoricamente. A partir dos resultados, foram identificadas as metades com maior realce de bandas. Além disso, os padrões observados no comportamento espectroscópico mostraram uma tendência relacionada à eletronegatividade nas ligações halogenadas, sugerindo sua influência direta no aumento dos modos de estiramento C=C e C=O. O 5-bromouracil apresentou maior afinidade pela superfície de prata e ouro, sugerindo um efeito mais forte da eletronegatividade e do tamanho do átomo de halogênio. Nas etapas seguintes, sua capacidade de formar pares de bases com adenina através de ligação de hidrogênio será estudada, como uma estratégia para melhorar a detectabilidade através de SERS. Esta abordagem baseia-se na conhecida alta afinidade da adenina por nanopartículas metálicas, o que favoreceria a orientação das 5-halouracilas, para diminuir o limite de detecção. Para isso, uma otimização baseada na metodologia de Planejamento de Experimentos está sendo desenvolvida, buscando uma melhora na reprodutibilidade dos espectros SERS. Neste caso, um planejamento fatorial fracionário foi primeiramente executado, e as variáveis mais significativas identificadas foram o volume de 5-halouracila e de cloreto de sódio (agente agregador). Em seguida, por meio de um delineamento composto central rotacional (DCCR), os intervalos ótimos para validação foram os menores volumes para 5-FU (3,43 μL), 5-ClU (20 μL) e o maior valor de volume para 5-BrU (200 μL). Para NaCl, o volume otimizado foi de 60, 20 e 100 μL para 5-FU, 5-ClU e 5-BrU, respectivamente.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 3047441 - MONICA BENICIA MAMIAN LOPEZ
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 149.405.258-05 - KATHIA MARIA HONORIO - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIANA RAMOS DE ALMEIDA - UFMG
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3008569 - BRUNO GUZZO DA SILVA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - DIEGO PEREIRA DOS SANTOS - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 11/10/2023 06:09