PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: ROBERTA ALBINO DOS REIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : ROBERTA ALBINO DOS REIS
DATE: 17/05/2023
TIME: 10:00
LOCAL: meet.google.com/bvh-iedk-uzp
TITLE:

FÍSICO-QUÍMICA ORGÂNICA APLICADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA NANOTECNOLOGIA E DA QUIMILUMINESCÊNCIA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

PAGES: 154
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Química
SUMMARY:

Neste trabalho, uma visão interdisciplinar da físico-química orgânica foi explorada. Isso envolve a identificação de intermediários e a concepção de estados de transição nos caminhos de reação, assim como a determinação da cinética envolvida nos processos de fenômenos físico-químicos. Estudos I e II tiveram como objetivos o entendimento de mecanismos envolvidos em dois sistemas quimiluminescentes (QL) diferentes, bem como a caracterização fotofísica de seus constituintes. Estudo I foi a investigação do sistema peroxioxalato em álcoois como solventes (metanol, etanol e isopropanol) sem catalisadores básicos/nucleofílicos. Foi descoberto que o intermediário de alta energia do sistema peroxioxalato pode ser gerado eficientemente na ausência de catálise básica/nucleofílica nestes meios polares próticos. Além disso, observou-se que os rendimentos de quimiexcitação aumentam com a viscosidade, apesar de que talvez outras propriedades dos solventes contribuam com esse processo. No Estudo II, foi apresentada a síntese e caracterização de 1,2-dioxetanos sililóxi-protegidos nas posições orto, meta e para derivados do tetrafenilimidazol, para os quais a decomposição induzida por fluoreto ocorre com QL. Sugeriu-se que ocorre uma transferência de elétron intramolecular de um N-sp2 do grupo imidazólico para o sistema O–O peroxídico durante a decomposição desses 1,2-dioxetanos, influenciada pela posição do grupo fenolato. Aparentemente, estruturas de ressonância adicionais que favorecem o acesso a estados excitados singlete estão presentes para o grupo fenóxi em meta, mas não com orientações orto e para. Mesmo assim, a decomposição de 1,2-dioxetanos substituídos em orto/para parece ocorrer facilmente para a produção de espécies no estado fundamental. No Estudo III, foi apresentada uma investigação conduzida na Universidade de Bradford, Reino Unido, utilizandos MOFs como veículo para um herbicida. Nesse estudo, dois MOFs baseados em zircônio, UiO-66 e UiO-66-NH2, foram utilizados para o carregamento e liberação de ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D). Os MOFs foram carregados utilizando dois métodos de carregamento, in situ e pós-sintético. Os MOFs e seus compósitos mostraram liberação continuada por um período de 16 dias, com uma alta capacidade de carga e com UiO-66 tendo uma taxa de liberação maior do que UiO-66-NH2. O uso de MOFs como nanocarregadores para liberação controlada se mostra promissor para drug delivery e no combate à contaminação por pesticidas. Como conclusão geral, pode-se dizer que os objetivos principais da tese foram atingidos, no sentido de se obter um maior entendimento de certos processos físico-químicos, ao mesmo tempo que algumas perspectivas e possibilidades foram propostas para estudos futuros.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1939561 - FERNANDO HEERING BARTOLONI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1548095 - PATRICIA DANTONI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CAMILA NEVES LANGE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MAIDILEYVIS CASTRO CABELLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANA CLARA BELTRAN RODRIGUES - UC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1909951 - ARTUR FRANZ KEPPLER
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - Juliana de Carvalho Izidoro
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ROGER BORGES - Einsten
Notícia cadastrada em: 02/05/2023 14:16