PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: MATHEUS MORATO FERREIRA DE MORAES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : MATHEUS MORATO FERREIRA DE MORAES
DATE: 18/04/2023
TIME: 13:00
LOCAL: Sala 302A do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TITLE:

Os efeitos do tamanho e ocupação dos orbitais d na descrição teórica de compostos contendo metais de transição

PAGES: 137
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
SPECIALTY: Química Teórica
SUMMARY:

Apesar de muito importante para virtualmente todas as áreas da química, a simulação de sistemas contendo metais de transição é um grande desafio para o campo de química teórica. As principais propriedades e problemas desses sistemas, que os diferem dos sistemas compostos apenas de elementos representativos, surgem devido a sua camada de orbitais d semipreenchidas. Adicionalmente, tais desafios são agravados pelo grande número de átomos que sistemas com interesse experimental costumam ter. Neste trabalho utilizamos uma grande variedade de métodos altamente acurados baseados em funções de onda multirreferenciais. A grande vantagem dessas metodologias é a possibilidade de eventualmente alcançarem os valores exatos de energia por meio de um aumento sistemático da função de onda. Apesar dessa possibilidade de obtenção de valores exatos de energia, esse limite raramente é alcançado devido ao grande custo computacional desses métodos. Esse custo é substancialmente maior quando os métodos são utilizados para descrever sistemas contendo metais de transição, principalmente devido ao efeito de dupla camada d . Neste trabalho propomos um conjunto inédito de protocolos projetados para tratar o efeito de dupla camada d . Estes protocolos são uma alternativa mais barata computacionalmente ao usualmente aplicado na literatura especializada. A acurácia desses protocolos foi testada inicialmente por meio de cálculos da estrutura eletrônica de moléculas diatômicas, especificamente o monohidreto e monofluoreto de cobalto. Nossos resultados teóricos para esses sistemas demonstraram boa acurácia ao serem confrontados com resultado experimentais e outros teóricos encontrados na literatura. Baseado nos bons resultados obtidos para sistemas pequenos, utilizamos o protocolo com melhor performance para descrever um sistema modelo de um complexo bi-centrado de molibdênio e cobre. Assim como no caso das diatômicas fomos capazes de reproduzir os resultados encontrados na literatura com um gasto computacional substancialmente menor. Dessa forma, este trabalho mostra que nossos protocolos permitem uma descrição acurada da estrutura eletrônica de sistemas contendo metais de transição. Além disso, eles são capazes de impactar positivamente o tempo de cálculo. Isso permite que sistemas, cujos cálculos serim computacionalmente inviáveis por meio do protocolo usual, possam ser estudados teóricamente.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 312.257.708-90 - YURI ALEXANDRE AOTO - NENHUMA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1350754 - RONEI MIOTTO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FRANCISCO BOLIVAR CORRETO MACHADO - ITA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - NELSON HENRIQUE MORGON - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ATAUALPA ALBERT CARMO BRAGA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1764199 - RODRIGO MAGHDISSIAN CORDEIRO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2218228 - LUANA SUCUPIRA PEDROZA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ANDRÉ FARIAS DE MOURA - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 25/03/2023 07:52