PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIÊGO ULYSSES DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : DIÊGO ULYSSES DE MELO
DATE: 29/03/2023
TIME: 09:30
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/fernando-28
TITLE:

Quimiluminescência de Análogo de Luciferina de Vagalume Revela que a Formação do Principal Intermediário Responsável pela Geração de Estados Excitados Ocorre em um Passo Completamente Concertado

PAGES: 83
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Química
SUBÁREA: Química Orgânica
SPECIALTY: Físico-Química Orgânica
SUMMARY:

A reação quimiluminescente (QL) de oito derivados diferentes de éster 2-(4-hidroxifenil)-4,5-diidrotiazol-4-carboxílico com uma superbase orgânica e oxigênio foi investigada empregando-se estudos cinéticos e computacionais. Tais ésteres são análogos ao substrato luciferina envolvido na bioluminescência eficiente de vagalume. Os dados cinéticos obtidos por emissão de QL e absorção no UV-Vis foram utilizados no contexto de correlações lineares de energia livre (LFER); foram obtidas a constante de reação de Hammett de ρ = +1,62 ± 0,09 e a constante de Brønsted de βlg = −0,36 ± 0,05. As LFER observadas, juntamente com parâmetros de ativação obtidos de gráficos de Arrhenius, sugerem que a formação de uma 1,2-dioxetanona como intermediário de alta energia (IAE) ocorre por um mecanismo concertado durante a etapa determinante de velocidade da reação. Cálculos computacionais empregando a teoria do funcional da densidade suportam um estado de transição tardio para a formação do IAE.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1939561 - FERNANDO HEERING BARTOLONI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1600860 - ALVARO TAKEO OMORI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1764199 - RODRIGO MAGHDISSIAN CORDEIRO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1802150 - MARCO ANTONIO BUENO FILHO
Notícia cadastrada em: 13/03/2023 14:31